Grande Futebol
A dura reação do jornal italiano após acusações de manchete racista
2019-12-05 14:05:00
Corriere dello Sport critica "indignação barata" de "exércitos de pessoas íntegras"

Uma nota editorial publicada hoje, depois da controvérsia gerada em torno da capa do jornal, faz não só a defesa do jornal, como lança um ataque a quem vê racismo na manchete.

Um ataque feroz, que fala em “indignação barata” e em “caixotes do lixo”, numa alusão às plataformas digitais onde ecoam críticas ao periódico transalpino.  

"Plataformas digitais? Eu diria antes caixotes de lixo. Cheios de rancores nobres. Indignação barata”, pode ler-se, num texto publicado pelo editor-chefe, o jornalista Ivan Zazzaroni.

“Hoje em dia, exércitos de pessoas íntegras reúnem-se na internet, para tornar brancas as suas almas puras. Depois de identificar o racista de serviço, seguem-se dois toques no teclado e sentem-se alguém melhor, num mundo melhor”, continua a mesma nota, intitulada “o elogio da diferença”.

“Branco, preto, amarelo. Negar a diferença é o típico obstáculo macroscópico do racismo antirracista. A moral dos moralistas de domingo. 'Black Friday', para os que querem entender, foi e é apenas o elogio da diferença, a riqueza magnífica da diferença”, realça ainda Zazzaroni.

A reação do jornal italiano fala em “título inocente” e “perfeitamente argumentado” pelo autor, e que foi “transformado em veneno por quem o tem”.

Em causa, recorde-se, está o lançamento do Inter-Roma com o título 'Black Friday', com Romelu Lukaku e Chris Smalling. 

Rapidamente surgiram reações, entre as quais a do AC Milan, que considerou a manchete "totalmente inaceitável".