Grande Futebol
Petkov, o mais velho a jogar por uma seleção na Europa
2018-11-18 22:00:00
Internacional búlgaro bateu recorde de longevidade ao ser titular no empate a um golo diante de Chipre

Georgi Petkov entrou para a história do futebol europeu ao tornar-se, aos 42 anos, no guarda-redes mais velho a jogar por uma seleção do velho continente. O camisola 1 e capitão da Bulgária foi titularno empate a um golo, fora de portas, diante de Chipre, relativo à Liga das Nações, entrando para uma galeria muito restrita de jogadores. Afinal, jogar aos 42 anos e ainda para mais numa seleção não é para todos.

"Encarei este momento como algo de normal. Não é para supreender, pois sempre disse que estou disponível para ajudar a Bulgária", afirmou o guardião do Slavia de Sófia, depois de vestir a camisola do seu país aos 42 anos, oito meses e dois dias, aproveitando da melhor forma a lesão de Iliev, o habitual dono da baliza da seleção do leste europeu, que lhe abriu as portas da titularidade nove... anos depois do último jogo pela Bulgária (1-1, diante da Suíça, em 2009).

Este feito de Petkov surge duas décadas depois de se ter estreado com a camisola búlgara num jogo de caráter particular frente a Marrocos, disputado a 23 de dezembro de 1998, que de boa memória só teve a sua estreia, tendo em conta a pesada derrota de 4-1 sofrida. Stoichkov era a grande referência da Bulgária naquela altura, e Cristiano Ronaldo e Messi eram crianças de 13 e 11 anos. Ao participar agora no empate a um golo frente a Chipre, Petkov no guarda-redes europeu mais veterano de sempre a jogar, superando o irlandês Elisha Scott, que detinha o registo recorde com 42 anos e seis meses, em... 1936.

Petkov transformou-se também no quarto jogador europeu mais velho a disputar um desafio atrás dos gregos Giorgos Koudas (48 años) e Vasilis Hatzipanagis (45) e do galês Billy Meredith (45), todos eles jogadores de campo, que o fizeram, no entanto, em jogos particulares que marcaram homenagens às respetivas carreiras. No último Campeonato do Mundo, realizado na Rússia, o guarda-redes egípicio El-Hadary tonrou-se, também com 45 anos de idade, o mais velho a realizar um jogo na história dos Mundiais.

Com 42 anos, Petkov ainda necessita de mais três temporadas para pelo menos igualar aquele registo, mas a avaliar pelo momento de forma... É que o camisola 1 do Slavia foi eleito o melhor jogador em campo na última final da Taça da Bulgária que a sua equipa ganhou nos penáltis aos rivais do Levski de Sofia. Petkov é também o jogador mais velho do campeonato búlgaro e o segundo jogador mais velho a disputar um jogo na Liga Europa, onde só é superado pelo norte-americano Brad Friedel.