Grande Futebol
Pereira Lage já decidiu! O luso-francês quer vestir a camisola de Portugal
2018-09-15 15:15:00
Pereira Lage, o mais recente estreante absoluto pelas seleções nacionais, esteve à conversa com o Bancada.

Está decidido: o miúdo luso-francês que vestir a camisola das quinas no futuro. Mathias Pereira Lage entrou como que de pára-quedas nas contas da Seleção Nacional de Sub-21, fazendo a estreia absoluta por Portugal frente aos jovens do País de Gales, na passada terça-feira. O Bancada esteve à conversa com o médio de 21 anos do Clermont Foot, que deu conta de se sentir mais português do que francês, embora tenha nascido em solo gaulês. Com todo o trajeto realizado no clube que atua no segundo escalão de França, o centrocampista pode ser ainda uma incógnita para muitos dos adeptos portugueses e por isso mesmo fez questão de frisar o que oferece dentro das quatro linhas, o que pretende para o futuro e também aquilo que pensa do desporto rei em Portugal.

Pereira Lage gerou algumas dúvidas em torno do futuro na Seleção portuguesa, depois de ter dito, recentemente, que caso o telemóvel tocasse com uma chamada francesa teria que reconsiderar. “Não é uma resposta definitiva, se a França me chamar, tenho que fazer uma reflexão”, referiu o médio já nos trabalhos dos Sub-21. No entanto, o próprio garantiu ao Bancada que as palavras se trataram de um erro e que aquilo que pretende no futuro é mesmo envergar a camisola da equipa das quinas. “Tenho dupla nacionalidade, mas quero jogar por Portugal. Cometi um erro nas minhas palavras durante a última entrevista. Mas, aqui em Portugal gosto de uma coisa, que é muito importante para mim: todos os jogadores jogam com paixão e orgulho”, confidenciou o jogador.

Agora, a começar precisamente pelo início, Pereira Lage nasceu em solo francês, descendente de família portuguesa. No entanto, “não é por isso que não me sinto português, eu tenho sangue português no meu corpo e sinto-me mais português do que francês”, admitiu Pereira Lage. Já que aqui se fala de Portugal, o jogador de 21 anos considerou que será uma tarefa complicada de um dia vir a jogar na Primeira Liga. “Em Portugal, há muitas grandes equipas, não tenho uma equipa preferida. É um sonho de jogar aqui, tenho que trabalhar muito para jogar nesse campeonato”, referiu. No que toca a ídolos e inspiração, Pereira Lage apontou Deco, Figo e Cristiano Ronaldo como os maiores exemplos que tem do futebol português.

Pereira Lage atuou 63 minutos na vitória por 2-0 dos Sub-21 portugueses sobre o País de Gales, na última terça-feira, mas a verdade é que apenas exibição é uma amostra relativamente curta para que se fique a saber totalmente o que o médio pode fazer em campo. Sendo o segundo escalão francês pouco acompanhado em Portugal, o jogador do Clermont apontou quais as principais características que pensa ter nos relvados. “Considero-me como um jogador criativo, que gosta de fazer coisas simples, redobrar passes e fazer o jogo. Eu jogo principalmente atrás do atacante ou na esquerda. Gosto de ser decisivo, marcando golos, ou fazendo passes decisivos”, revelou ao Bancada.

O antes, durante e depois: como foi vestir a camisola de Portugal

Chamado pela primeira vez ao trabalho de qualquer seleção portuguesa nesta última convocatória, Pereira Lage foi lançado por Rui Jorge como titular logo ao segundo encontro no qual estava disponível. O jogador admitiu que quando viu o nome entre os convocados “estava muito feliz e orgulhoso, jogar pela seleção portuguesa é um sonho. O médio de 21 anos figurou no onze inicial português contra o País de Gales e admitiu que o stress apoderou-se um pouco dele nos momentos que antecederam a partida.

Pereira Lage e os Sub-21 portugueses no aquecimento para o País de Gales. Crédito: Pereira Lage Mathias/Twitter

“Antes do jogo, eu estava um pouco ‘stressado’, porque era uma partida muito importante para o apuramento para o Campeonato Europeu de 2019. Nós não podíamos perder”, referiu. No entanto, as sensações que se seguiram após a bola começar a rolar no relvado e depois do apito final foram completamente diferentes. “Durante a partida, estava muito focado no que tinha que fazer. Depois, como nós ganhámos, estava muito feliz pela minha estreia. Vou fazer tudo para jogar e sentir essa sensação de novo e de novo…”, destacou.

Clermont e os voos mais altos

Esta temporada, são já oito os encontros oficiais que Pereira Lage leva pelo Clermont, sete deles como titular, com o registo assinalável de quatro golos marcados e duas assistências. O centrocampista de 21 anos terminou a formação precisamente na equipa onde joga atualmente e está no conjunto principal desde 2015/16. Nessa primeira época, realizou seis partidas, mas desde aí que ganhou lugar de destaque. Em 2016/17, disputou 31 encontros, nos quais apontou dois golos e na temporada passada fez dez golos em 40 jogos realizados.

O clube da cidade de Clermont-Ferrand encontra-se a meio da tabela classificativa no segundo escalão francês e tem vindo a crescer de reputação nos últimos tempos, de acordo com as palavras do médio. “O Clermont está a começar a ser um grande clube da segunda divisão francesa. Temos bons jogadores, queremos fazer um grande campeonato e lutar para entrar no principal escalão”, salientou Pereira Lage. No entanto, voos mais altos estão entre as metas traçadas pelo Sub-21 português para o futuro. “Também é um objetivo pessoal, quero jogar num campeonato mais alto para progredir ainda mais”, assegurou. O tempo o dirá, assim como também irá desvendar se Pereira Lage irá jogar pela Seleção A de Portugal.