Grande Futebol
Pedro Mendes: Equipa ideal em França chega para a seleção?
2017-12-21 19:00:00
Defesa da seleção nacional será renovada e Pedro Mendes chega-se à frente.

Pedro Mendes. Central. Portugal. Liga Francesa. Isto diz-lhe alguma coisa? Para os mais atentos, talvez, mas, para o cidadão comum, pouco dirá. Este defesa-central faz parte do onze ideal da primeira metade da Liga Francesa, para o portal "Optajean", ao lado de craques como Neymar ou Cavani e com a companhia de outro português. A ler mais à frente.

Foquemo-nos, primeiro, em Pedro Mendes. Parece estranho que um jogador top, em França, seja um corpo estranho para uma eventual chamada à seleção nacional? Sim, parece. Aos 27 anos, o jogador nascido na Suíça faz parte do plantel do Montpellier, que está no sétimo lugar da Liga Francesa. O jogador formado no Sporting e no Real SC tem sido um dos destaques da equipa menos batida da Liga Francesa e, mais do que isso, tem sido um dos destaques do campeonato, com 107 bolas recuperadas. Para a seleção, parece não contar, mesmo num setor em que é imperativo que se faça uma renovação, fruto da idade avançada dos habitualmente chamados.

Mendes = Renovação do setor?

Há seleção à espera? Teoricamente, não. Pelo menos para já. Apesar de estar bem cotado lá fora - já tinha sido uma peça importante no Rennes -, Pedro Mendes ainda não foi chamado por Fernando Santos para a seleção nacional. É provável que esteja a ser observado, como tantos outros, mas, até agora, de pouco valeu.

Para o Mundial 2018, o lote de defesas centrais deve estar fechado. Ou perto disso. Pepe, Fonte e Neto estão seguros e, caso Fernando Santos queira levar um quarto central, Bruno Alves deve partir à frente. Para este último lugar existe ainda a parca possibilidade de haver uma surpresa, a pensar na renovação do setor, com jogadores como Edgar Ié, Rúben Dias, Ricardo Ferreira e... Pedro Mendes. O cenário não é provável, dado que nunca esteve nas lides de seleção principal, mas não de excluir totalmente.

Anthony, sempre ele

Lembra-se de como começámos? Pedro Mendes no onze ideal, em França, juntamente com mais um português. Anthony Lopes, sempre ele. O guarda-redes do Olympique Lyon é, há vários anos, um dos melhores da Liga Francesa e a imprensa local continua a dar-lhe valor.
Neste onze estão ainda nomes como Neymar, Cavani ou Fekir.

Opta