Grande Futebol
Paulinho e Wilson Eduardo deixam SC Braga a um ponto do apuramento
2019-11-07 22:15:00
Vitória por 3-1 sobre o Besiktas

O SC Braga venceu hoje o Besitkas, 3-1, num jogo da quarta jornada do Grupo K da Liga Europa, e está com um ponto dos 16 avos de final.

Com 10 pontos, mais um do que o segundo classificado, o Wolverhampton, que hoje venceu o Slovan Bratislava (1-0), basta aos minhotos um empate nos dois jogos que lhe faltam (Wolverhampton, em casa, e Slovan Bratislava) para seguir em frente.

Paulinho ‘bisou’, aos 14 e 37 minutos, mas o Besiktas, que jogou com menos um desde o final da primeira parte, empatou pelo meio, por Tyler Boyd (29). Wilson Eduardo sentenciou o resultado, aos 81 minutos.

O Braga continua a sua grande campanha europeia, com sete vitórias e um empate (contando com os jogos das fases de qualificação), mas a exibição não foi brilhante, sentindo-se em determinados momentos os efeitos dos dois últimos resultados negativos no campeonato (derrota 2-0 com Boavista e empate caseiro com Famalicão, 2-2).

O Besiktas entrou para esta ronda com zero pontos e, com esta derrota, fica sem qualquer hipótese de seguir em frente.

Com Eduardo na baliza e Wallace no eixo defensivo (em vez de Matheus e Pablo), o Braga inaugurou cedo o marcador, aos 14 minutos, por Paulinho, de cabeça, após canto da esquerda cobrado por Sequeira.

O jogo era desgarrado de parte a parte e, aos 29 minutos, uma intervenção infeliz de Bruno Viana ‘assistiu' Tyler Boyd na área: o neozelandês que passou pelo Vitória de Guimarães tirou Sequeira do lance e rematou rasteiro, empatando a partida.

O Braga reagiu bem e, aos 37 minutos, Sequeira solicitou Galeno na esquerda, o extremo cruzou de primeira e Paulinho, ante Karius, não perdoou e fez o segundo da conta pessoal e dos minhotos.

A defesa bracarense, no entanto, não inspirava muita confiança e, aos 40 minutos, um lance muito confuso na área, com Eduardo a falhar a interceção, podia ter dado novo empate.

A equipa turca, que não teve no banco o seu treinador, Abdullah Avci, sofreu um rude golpe pouco antes do intervalo: Lens foi expulso por entrada dura sobre Palhinho, que, pouco depois, ‘disparou' de muito longe obrigando Karius a boa defesa.

Logo a abrir a segunda parte, Fransérgio dispôs de uma boa ocasião para marcar, após grande passe de André Horta (46 minutos) e, seis minutos depois, o mesmo jogador, em ótima posição, cabeceou por cima, após grande cruzamento de Galeno.

O Braga foi gerindo o jogo no meio-campo dos turcos e, talvez pensando já na deslocação a Guimarães, domingo, para a I Liga, Sá Pinto refrescou o ataque com Wilson Eduardo e Rui Fonte e ambos obrigaram Karius a boas defesas pouco tempo depois de terem entrado (66 e 68 minutos).

Aos 78 minutos, Yalçin e Tyler Boyd criaram as duas melhores situações dos turcos, sendo que na primeira Eduardo teve mesmo de empenhar-se, mas Wilson Eduardo ‘matou' o jogo pouco depois, antecipando-se a Karius após centro de Galeno da esquerda (81).

O próximo jogo da Liga Europa é em casa, com os ingleses do Wolverhampton, em 28 de novembro, e pode ditar o apuramento dos ‘arsenalistas’ e também do ‘onze’ de Nuno Espírito Santo.

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

Sporting de Braga - Besiktas, 3-1.

Ao intervalo: 2-1.

Marcadores:

1-0, Paulinho, 14 minutos.

1-1, Tyler Boyd, 29.

2-1, Paulinho, 37.

3-1, Wilson Eduardo, 81.

Equipas:

- Sporting de Braga: Eduardo, Esgaio, Bruno Viana, Wallace, Sequeira, Palhinha, André Horta (Trincão, 77), Fransérgio, Ricardo Horta (Wilson Eduardo, 60), Galeno e Paulinho (Rui Fonte, 67).

(Suplentes: Matheus, Diogo Viana, Pablo Santos, Claudemir, Trincão, Wilson Eduardo e Rui Fonte).

Treinador: Ricardo Sá Pinto.

- Besiktas: Larius Karius, Niecip Uysal, Domagoj Vida, Enzo Roco, Caner Erkin (Pedro Rebocho, 63), Oguzhan Ozyakup, Kartal Yilmaz (Mohamed Elneny, 72), Jeremain Lens, Tyler Boyd, Umut Nayir e Guven Yalcin (Erdem Secgin, 88).

(Suplentes: Utku Yuvakuran, Erdogan Kaya, Pedro Rebocho, Mohamed Elneny, Adem Ljajic, Kerem Kalafat e Erdem Secgin).

Treinador: Abdullah Avci (ausente devido a gripe – no banco esteve o adjunto Recep Ucar).

Árbitro: Gediminas Mazeika (Lituânia).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Enzo Roco (18), Caner Erkin (20) e Bruno Viana (58). Cartão vermelho direto para Jeremain Lens (44).

Assistência: 8.833 espetadores.