Grande Futebol
"Ou acabam todos os campeonatos ou não terminam nenhuns", avisa Abel Ferreira
2020-03-24 11:30:00
Treinador português do PAOK pede "coragem" à UEFA

Abel Ferreira, treinador português do PAOK, está em isolamento em Salónica, na Grécia, e é daí que faz um apelo à UEFA para que possa tomar uma medida para resolver a indefinição que reina na generalidade dos campeonatos europeus face à Covid-19.

"Todos estão à espera que a UEFA tenha a coragem de cancelar a Champions e a Liga Europa para depois as ligas decidirem. Ou acabam todos os campeonatos ou não terminam nenhuns. É um problema que tem de ser resolvido globalmente", destaca Abel, em entrevista ao jornal 'A Bola'.

O técnico do PAOK sustenta que não percebe como é que dentro de algumas semanas terá os seus jogadores com níveis físicos para enfrentar a competição e com vários jogos por semana.

"Como é possível se os treinos começarem daqui a 15 dias passarmos de uma situação de segurança, como agora em casa, para um modo competitivo? Haver 10 jogos em um mês?", questiona o treinador.

Abel Ferreira realça que "se isso acontecer" acabará por ser colocada "em risco esta e a próxima temporada" e avisa que "as pessoas que decidem terão de ouvir mais os treinadores e os jogadores".

Em isolamento na Grécia, Abel Ferreira explica ainda que se viu obrigado a criar uma rotina para passar os dias.

"De manhã, cumpro um plano de treino, a seguir leio e depois preparo o almoço. De tarde, gosto de ver um filme, e, sobretudo, documentários".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 345 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.

Na Grécia, estão 695 casos identificados com a infeção da Covid-19 e 17 mortes.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.