Grande Futebol
Os 19% de posse de bola que estão a deixar Benítez debaixo de fogo em Inglaterra
2018-08-27 14:00:00
A postura ultra defensiva do Newcastle diante do Chelsea até deixou Sarri surpreendido. O técnico espanhol defende-se

Rafa Benítez está debaixo de fogo em Inglaterra. O Newcastle perdeu no St. James Park com o Chelsea por 2-1 e continua sem vencer na Premier League mas foram os 19 por cento de posse de bola que os magpies registaram no final da partida com a equipa de Sarri que despoletou as críticas ao estilo de jogo da formação orientada pelo técnico espanhol. Uma abordagem ao jogo que a imprensa inglesa não deixou passar despercebida. "Como é que alguém pode montar um plano de jogo tão negativo", questionou o Daily Sport. "Táticas embaraçosas", criticou o Mirror Sport.

Até Maurizio Sarri, que sucedeu a Benítez no SSC Nápoles, está a estranhar a postura defensiva adoptada pelo treinador espanhol no Newcastle. E não deixou de criticar. "Rafa Benítez nunca fez isso em Itália", disse o técnico do Chelsea referindo-se à forma como o Necastle se apresentou diante dos blues, num 5x4x1 compacto e ultra defensivo, e com apenas 19 por cento de posse de bola.

"O jogo foi mais difícil do que era esperado. Nunca vi o Rafa [Benítez] jogar com cinco defesas em linha e de forma tão compacta. Foi difícil para nós. Tivemos de circular a bola de forma muito rápida e sermos pacientes", disse Sarri na conferência de imprensa pós-jogo. O triunfo da equipa londrina acabaria por acontecer aos 87 minutos num autogolo do lateral direito norte-americano DeAndre Yedlin.

Também Harry Redknapp, ex-treinador do Birmingham City, criticou a abordagem de Benitéz ao jogo com os blues. "Eu não vou por aí, utilizar essas tácticas defensivas para tentar obter resultados. Se ainda fosse jogar fora, no Eithad com o Manchester City, por exemplo, admito que poderia pensar nisso. Agora em casa...nunca". Sobre os 19 por cento de posse de bola que o Newcastle registou no final da partida, Redknapp diz que os jogadores devem sentir-se "envergonhados". "Os jogadores do Newcastle devem estar envergonhados com as estatísticas da posse de bola, porque eles sabem que podem jogar mais".

A defesa de Benítez: o carro, as estatísticas e a organização

Logo após a segunda derrota consecutiva em casa esta época, Rafa Benítez defendeu-se das críticas e explicou a razão por estar a adoptar este sistema tão defensivo, recorrendo a uma analogia com o mundo automóvel. "Isto depende do carro que tens. Tens de conduzir o carro da melhor forma. Tens aquilo que tens, por isso eu quero dar crédito aos jogadores pelo esforço que fazem a cada jogo", afirmou o técnico do Newcastle que fez questão de lembrar outros dois clubes por onde passou em que a filosofia de jogo era diferente.

"Quando estava no Liverpool FC [treinou os reds de 2004 a 2010] venci o Real Madrid por 4-0 em casa e éramos uma equipa ofensiva. O SSC Nápoles [esteve no comando técnico dos azzurri de 2013 a 2015] também jogava sempre ao ataque. Gostava de poder jogar com cinco atacantes, se pudesse", lembrou Rafa Benítez.

O treinador do Newcastle sublinhou ainda que as estatísticas nem sempre refletem o que se passou num jogo, muito menos o parâmetro da posse de bola. "Há algum tempo atrás, o FC Barcelona numa partida com o Celtic teve 80 por cento contra 20 por cento e perdeu o jogo. As estatísticas são apenas para a televisão", defendeu Benítez que referiu ainda outro jogo como exemplo. "No sábado, em casa do Wolverhampton, o Manchester City teve 71 por cento de posse de bola e não venceu". "Eu gosto de me organizar defensivamente, mas ainda ontem eu vi equipas a jogar em 5x4x1 e ouvi os comentadores a dizerem que os respetivos treinadores eram bons estrategas", referiu Benítez que continua sem vencer na edição 2018/19 da Premier League. Os magpies estão em 17º lugar com apenas um ponto, resultante de um empate a zero em casa do Cardiff. Nos dois jogos no St. James Park, com o Tottenham e este domingo com o Newcastle, perderam por 2-1.