Grande Futebol
Os 14 mandamentos do Manchester Utd: "Trata das tuas próprias contas bancárias"
2018-09-27 18:00:00
Gary Neville fez parte da "Classe de 92" e os conselhos do antigo capitão são regra na Academia do United

É de fácil entendimento, para quem está de fora, que uma das batalhas de José Mourinho é a forma como se comportam os jogadores do Manchester United. O treinador português não gosta de festas quando não há resultados. Não entra na cabeça de Mourinho que um dos seus jogadores partilhe vídeos "porreiros" quando, ao mesmo tempo, a equipa está a ser eliminada por um adversário do segundo escalão. Não foi por acaso, dizemos nós, que o jornal "Times" divulgou uma lista de conselhos que Gary Neville deixou nas paredes dos balneários das equipas de formação do United. O antigo capitão dos Red Devils vai ao ponto de dizer que têm de ser os jogadores a tratarem das próprias contas bancárias - uma questão de responsabilidade.

Gary Neville fez parte de um dos grupos de jovens jogadores mais famosos da história do futebol mundial. O antigo internacional inglês era um dos jogadores que compunham a famosa "Classe de 92", juntamente com Ryan Giggs, Paul Scholes, David Beckham e outros. Esse grupo de jogadores ajudou a construir uma das equipas com mais sucesso da história do Manchester United, liderada pelo mítico Alex Ferguson. Isto para dizer que qualquer conselho dado, por estes elementos, aos jogadores que hoje fazem parte dos escalões de formação do clube, é visto como uma verdadeira preciosidade. Por isso mesmo, e numa altura complicada para a equipa principal, foram divulgados os "14 mandamentos de Gary Neville".

Ora bem, passemos então aos conselhos:

  1. Escolhe quem acompanhas.
  2. Dá sempre 100 por cento.Nunca antes estiveste no Manchester United, por isso tens de manter os teus níveis de exigência sempre elevados.
  3. Lembra-te sempre porque começaste a jogar futebol. O prazer que te dá jogar à bola sem pensar que pode ser um meio para te dar dinheiro, fama, miúdas ou carros.
  4. Sentido de propriedade e responsabilidade. Trata dos teus assuntos e aprende a lidar com as coisas sem te apoiares sempre nos outros. Trata tu das tuas contas bancárias, por exemplo, o teu passaporte e por aí fora. Toma tu as tuas decisões!
  5. Analisa e avalia a tua performance desportiva - sê o teu próprio treinador.
  6. Sê profissional - trabalha mais do que qualquer outro e superarás jogadores com muito mais talento do que tu.
  7. Oferece à profissão tudo o que tens e não te arrependerás.
  8. Tens de ter caráter e uma personalidade forte para jogar no Manchester United, algo que podes ir desenvolvendo com o tempo.
  9. Assumir riscos é uma forma diferente de ser líder.
  10. Sucesso e fracasso são dois lados da mesma moeda e tens de saber lidar emocionalmente com as duas experiências. Lembra-te que ganhando ou perdendo podes na mesma ir ao restaurante chinês no sábado à noite - mantém as coisas em perspetiva.
  11. Aprende mais coisas sobre a tua pessoa e descobre o que funciona para ti.
  12. Não deixes nada ao acaso.
  13. Há diferentes caminhos para se chegar ao topo e poucos jogadores optam pela mesma rota - como o Giggs ou o Rooney. O teu desafio é encontrar o teu trilho porque somos todos diferentes.
  14. A capacidade de saber lidar com as lesões é vital, é necessário ser-se mentalmente muito forte para lidar com estes problemas. Encara uma lesão como uma oportunidade para desenvolver força corporal e aproveita para estabelecer novas metas para os desafios futuros.

Goste-se ou não do estilo de Gary Neville, a verdade é que o antigo defesa do Manchester United e da seleção inglesa esteve no topo durante toda a carreira. Ganhou títulos e capitaneou uma das equipas mais competitivas da história da modalidade. Só por isso merece que lhe prestem atenção.