Grande Futebol
Onze pistas para ver o SC Braga-AIK
2017-08-02 21:00:00
Conjunto de Abel Ferreira recebe o AIK numa fase da Liga Europa da qual não existem boas memórias de equipas suecas

Na primeira mão da terceira pré-eliminatória de qualificação para a Liga Europa o Sporting de Braga manteve vivas as esperanças de ingressar na fase de grupos da prova ao empatar a um golo no terreno dos suecos AIK. Para chegar à fase final da prova europeia, contudo, os bracarenses terão não só de eliminar o AIK como um futuro adversário no play-off de acesso à Fase de Grupos. Com arbitragem do francês Frank Schneider, a segunda mão da terceira pré eliminatória da Liga Europa terá lugar amanhã, no Municipal de Braga, a partir das 21 horas. Estima-se que os suecos sejam apoiados por meio milhar de adeptos, num jogo em que entram em desvantagem dado o golo sofrido pela equipa de Rikard Norling na Friends Arena em Estocolmo. 

- Sporting de Braga não fez qualquer jogo de preparação entre a primeira e a segunda mão da terceira pré eliminatória da Liga Europa.  

- Apesar da lesão contraída na pré temporada – fraturou o nariz – o médio Vukcevic está de regresso aos convocados do clube minhoto. Dyego Sousa, porém, devido a uma mialgia na coxa direita falha a receção aos suecos do AIK. Ricardo Ferreira, Marafona e Mauro são os outros jogadores do plantel bracarense que integram a lista de indisponíveis de Abel devido a questões físicas. 

- Depois dos sete golos marcados na temporada passada, Raul Silva voltou a ser decisivo em lances de bola parada ofensiva tendo sido o autor do golo do Braga na Suécia. O central brasileiro já havia sido o melhor marcador da equipa de Abel Silva durante a pré-temporada com três golos apontados. 

- O empate conseguido pelo Braga em Estocolmo foi o primeiro empate da era Abel Silva ao comando da equipa principal dos Arsenalistas. Depois de uma vitória e três derrotas ainda durante a época passada, em 2017/18 o Braga só tinha vencido ou perdido. Na pré temporada o Sporting Braga fez oito jogos, venceu cinco e perdeu três. 

- Sporting Braga recebe o AIK no seu 81º jogo na Taça UEFA/Liga Europa. O registo dos bracarenses não podia ser mais "redondo". Trinta vitórias, trinta derrotas e vinte empates. 

- AIK chega a Braga numa sequência de três jogos sem vencer como visitante na Liga Europa, e pior que isso, sem ter feito qualquer golo nos últimos três jogos como visitante na competição. Os suecos empataram dois jogos e perderam outro nos últimos três encontros efetuados como visitante na Liga Europa.  

- Suecos caíram sempre nesta fase da prova nos últimos anos. Em 2014 o AIK caiu aos pés do FC Astana, em 2015 perante o Atromitos e em 2016 frente ao Panathinaikos. É preciso recuar a 2012 para recordar uma passagem do AIK ao playoff de qualificação para fase de grupos da Liga Europa. 

- Sporting de Braga não tem boas memórias de equipas suecas nesta fase da prova. Na temporada 2009/10 o clube bracarense foi eliminado da Liga Europa na terceira fase de qualificação perante o Elfsborg. O Braga perdeu por 2-1 em Braga e por 2-0 na Suécia. 

- Sporting de Braga ultrapassou a terceira fase de qualificação na última vez que participou na mesma. Aconteceu na temporada 2009/10 com o conjunto bracarense a eliminar o Celtic com uma vitória em Braga por 3-0 e uma derrota em Glasgow por 2-1. 

- AIK defronta o Sporting de Braga na ressaca de uma derrota surpreendente para a liga sueca perante o Kalmar que colocou o treinador Rikard Norling, segundo a imprensa, sob forte pressão. Uma derrota que desalojou o conjunto de Estocolmo da zona europeia da liga sueca. Nesta altura o AIK é quarto classificado e está a dois pontos de Djurgaarden e Sirius apesar de ter um jogo a menos que ambos os rivais. 

- AIK tem neste momento a melhor defesa da liga sueca com apenas 10 golos sofridos em 16 jogos. Contudo, tem também um dos piores ataques da liga sueca com 15 golos marcados. Só quatro das dezasseis equipas da primeira divisão sueca marcaram menos. 

Sê o primeiro a comentar: