Grande Futebol
Onze pistas para ver o FC Porto-AS Mónaco
2017-12-05 19:45:00
Vitória do FC Porto diante a equipa monegasca é bilhete certo para os 'oitavos' da Champions mas pode nem ser preciso

Depois de ter vencido o AS Mónaco no principado, o FC Porto precisa de vencer de novo a equipa de Leonardo Jardim para não esperar pelo resultado do RB Leipzig-Besiktas para se apurar para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Em tese, porém, a formação de Sérgio Conceição necessita apenas de fazer um resultado igual ao que o Leipzig fizer na receção à equipa de Ricardo Quaresma, já apurada para a fase seguinte. Com apenas dois pontos, o AS Mónaco irá terminar em quarto lugar no grupo, arredado por isso das competições europeias.

 - O FC Porto regista um saldo positivo com equipas francesas em casa.  São oito vitórias em 11 jogos, dois empates e apenas uma derrota. O único desaire aconteceu diante o FC Nantes, na época 1971/72, na Taça UEFA. A última equipa a roubar pontos ao FC Porto no Dragão foi o PSG, em 2004/05 com um empate a zero. De então para cá, a formação azul-e-branca registou três triunfos consecutivos: Olympique Marselha (2-1, 2007/08; Paris Saint-Germain (1-0, 2012/13) e Lille (2-0, 2014/15).

 - Nessa vitória por 2-0 diante o Lille, a última equipa francesa a visitar o Dragão, numa segunda mão do playoff de acesso para a Liga dos Campeões de 2014/15 que os dragões acabaram por aceder, o argelino Brahimi foi um dos autores dos golos portistas, na cobrança de um livre direto. O outro tento do FC Porto foi apontado por Jackson Martínez que já não faz parte dos quadros do clube portista.

 - O jogo com o AS Mónaco não pode deixar de avivar a memória dos adeptos do FC Porto que aproveitam para relembrar a vitória sobre a equipa monegasca na final da Liga dos Campeões, em Gelsenkirchen, por 3-0. Este, aliás, será o terceiro confronto europeu entre os dois emblemas, e até agora o FC Porto só sabe vencer, depois de ter triunfado no principado já nesta fase de grupos.

 - O AS Mónaco, por sua vez, não conseguiu vencer nas três deslocações a Portugal averbando um empate (Belenenses, 1-1, 1989/90, Taça das Taças) e duas derrotas, com o Sporting, em 1997/98 para a Liga dos Campeões por 3-0, e com o Benfica por 1-0, na fase de grupos de 2014/15, na última visita dos monegascos a Lisboa.

 - O FC Porto não vence há três jogos registando outros tantos empates. Empatou na Turquia com o Besiktas e em Vila das Aves por 1-1 e com o Benfica a zero. Nesses jogos, Felipe marcou em Istambul e Ricardo Pereira com o Aves. Ou seja, Aboubakar, o melhor marcador da equipa, com 15 golos, em 20 jogos, e que bisou no Mónaco, atravessa uma crise de golos, não marcando desde a última vitória dos dragões, a 17 de novembro último, em casa, com o Portimonenses, por 3-2. É a pior fase do FC Porto esta época que em termos europeus venceu apenas três dos últimos nove jogos em casa, sendo que o último foi sobre o RB Leipzig (3-1), já esta época, depois de ter perdido com o Besiktas por 3-1 na primeira jornada desta fase de grupos

 - O AS Mónaco também não tem um registo muito positivo nos últimos jogos. Antes da vitória no último sábado frente ao Angers SCO por 1-0, a equipa de Leonardo Jardim tinha perdido os últimos três jogos realizados (RB Leipzig, PSG e Nantes), naquela que foi a pior série de derrotas desde novembro/dezembro de 2009. Antes desta série negativa, o AS Mónaco já tinha empatado fora com o Amiens.

 - Não é apenas Aboubakar a atravessar um jejum de golos, mas também Brahimi que nessa partida com o Portimonense fez o último tento ao serviço dos portistas, assim como Marega cujo último golo foi a 28 de outubro, com o Boavista, no Bessa (3-0) e Soares cujo jejum é ainda mais longo e remonta a 9 de setembro na receção ao GD Chaves. No lado do AS Mónaco, Radamel Falcao tem feito valer o estatuto de goleador. O avançado colombiano, que fez o tento da vitória na última partida frente ao Angers, marcou 14 golos em 13 jogos na Liga francesa esta época.

 - Sérgio Oliveira, que foi treinado por Leonardo Jardim no Beira-Mar em 2010/11, vai cumprir um jogo de suspensão frente ao AS Mónaco. Danilo Pereira está a um cartão amarelo de ser suspenso por um jogo e assim falhar oitavos de final da Liga dos Campeões no caso do FC Porto se apurar.

 - O jogo desta quarta-feira no Dragão entre FC Porto e AS Mónaco será a décima vez que Leonardo Jardim defronta o FC Porto. O atual treinador dos monegascos só tem uma vitória, ao serviço do Sporting, em 2013/14, por 1-0. No confronto direto, Jardim e Sérgio Conceição já foram adversários por cinco vezes. Duas vitórias para cada lado e um empate é o saldo.

 - O árbitro do jogo, o sueco Jonas Eriksson, de 43 anos, já arbitrou duas vezes no Estádio do Dragão. Esteve no FC Porto-Chelsea (0-1) em 2009/10 e no FC Porto-FC Basileia (4-0) em 2014/15. Eriksson traz ainda boas memórias à Seleção Nacional. Foi ele que apitou o Portugal-País de Gales, jogo da meia-final do Campeonato da Europa de França que Portugal viria a conquistar.