Grande Futebol
Onze pistas para ver o Besiktas-FC Porto
2017-11-20 19:45:00
Besiktas garante a qualificação e o primeiro lugar do grupo caso vença ,ou empate, perante o FC Porto.

O FC Porto desloca-se esta terça feira ao terreno do Besiktas para a quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2017/18. O jogo terá arbitragem de Mateu Lahoz e será, por isso, a oportunidade para que o FC Porto vingue o resultado registado no Dragão durante a primeira volta, no qual o Besiktas, com golos de Talisca, Tosun e Babel derrotou o FC Porto por 3-1. O jogo do Dragão teve, ainda assim, o condão de promover algumas alterações a nível tático na equipa de Sérgio Conceição só voltando, o FC Porto, a perder um jogo aquando da deslocação a Leipzig. 

- O confronto entre Besiktas e FC Porto será o quinto da história entre os dois emblemas. O encontro do Dragão na primeira volta da fase de grupos da Liga dos Campeões desta temporada resultou mesmo na única derrota da equipa azul e branca frente ao emblema turco. Até então, o FC Porto vencera três dos quatros jogos anteriores, empatando o outro, na ocasião mais recente, em novembro de 2010 (1-1, marcaram Falcao e Nihat). Ou seja, na Turquia, o FC Porto nunca perdeu perante o Besiktas nas duas ocasiões em que tal aconteceu. Melhor que isso, venceu em ambas as ocasiões. 1-0 em 2007 e 3-1 em 2010. 

- Em solo turco o historial do FC Porto é altamente favorável. A visita ao Besiktas Park será a quinta viagem do FC Porto à Turquia, e a terceira a Istambul. Só na primeira visita à Turquia o FC Porto não venceu, empatando a dois golos em Denizli frente ao Denizlispor na quarta ronda da Taça UEFA em 2002 (marcaram Clayton e Derlei). A mais recente aconteceu em 2010, precisamente, perante o Besiktas em jogo a contar para a fase de grupos da Liga Europa. 

- Para Ricardo Quaresma e Pepe, a receção do Besiktas ao FC Porto será particularmente especial dado o passado futebolístico de ambos os jogadores com a equipa azul e branca. O extremo português, em particular, já foi mesmo carrasco do clube turco enquanto jogava com o emblema do dragão ao peito. Em 2007, em jogo a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões, Quaresma foi o autor do golo do FC Porto que derrotou o Besiktas no seu próprio reduto. Um golo que surgiu já com dois minutos para lá dos 90 regulamentares. Um resultado que contribuiu para o último lugar no grupo registado pelo Besiktas, nesse ano, na Liga dos Campeões. Grupo que o FC Porto venceu. 

- O FC Porto regressou às vitórias na Liga dos Campeões na jornada passada frente ao RB Leipzig no Dragão mas, esta temporada, ainda não conseguiu vencer dois jogos consecutivos na prova ou, sequer, iniciar uma série de jogos consecutivos a pontuar. É preciso, por isso, recuar até à fase de grupos da temporada passada para que tal se tenha verificado. Na altura, o FC Porto conseguiu três vitórias e um empate nas últimas quatro jornadas da fase de grupos da prova milionária. 

- O Besiktas recebe o FC Porto num momento particularmente positivo na Liga dos Campeões. Desde 2007 que o emblema turco não atravessava uma série tão confiante na prova milionária. Este ano, o Besiktas segue invicto na prova em função de três vitórias e um empate nas quatro primeiras jornadas da presente fase de grupos. Só em 2007 o Besiktas fez algo semelhante, também com três vitórias e um empate, contudo, nesse ano, tais resultados registados pelo Besiktas aconteceram em rondas preliminares da prova. Ainda assim, na temporada passada, durante a fase de grupos da prova, o Besiktas atravessou uma série de cinco jogos sem perder nas cinco primeiras jornadas: quatro empates e uma vitória. 

- Besiktas e FC Porto são neste momento duas equipas em momentos de forma semelhantes. Se o emblema turco segue numa série de seis jogos sem perder, o FC Porto segue numa sequência de... seis jogos sem perder. Ainda assim, dentro da boa forma de ambas as equipas, é ainda melhor a do FC Porto com cinco vitórias e um empate, perante as três vitórias e três empates registados pelo Besiktas nos últimos seis jogos. Uma forma que deixa a equipa turca na terceira posição da liga turca, a quatro pontos de Galatasaray e Basaksehir, líderes do campeonato turco. 

- A receção do Besiktas ao FC Porto será o sexto encontro do emblema turco perante clubes portugueses na Liga dos Campeões, atravessando o clube de Istambul a melhor fase de tal histórico. São agora três jogos consecutivos sem perder perante equipas portuguesas na Liga dos Campeões, tendo conquistado a primeira vitória, precisamente, perante o FC Porto já esta temporada. Na última visita de um clube português ao Besiktas Park para a Liga dos Campeões, Besiktas e Benfica empataram a um golo. Em casa, porém, nunca o Besiktas venceu um clube português. 

- Uma vitória para qualquer uma das equipas, esta terça feira, poderá ter implicações muito fortes no futuro de ambos os conjuntos na prova. Caso o Besiktas vença o FC Porto, não só o emblema turco garante a qualificação para a fase seguinte da Liga dos Campeões, como garante mesmo o primeiro lugar no grupo. Por seu lado, caso o FC Porto vença o Besiktas, poderá garantir qualificação para a próxima fase no caso do RB Leipzig não vença o AS Monaco. No caso da equipa turca, até o empate perante o FC Porto garante a qualificação e o primeiro lugar no grupo. 

- O FC Porto desloca-se a um estádio no qual o Besiktas raramente perde um jogo. Na verdade, a última derrota registada pelo Besiktas no seu reduto remonta já a fevereiro em jogo a contar para a Taça da Turquia. Desde então passaram-se dezanove partidas sem qualquer derrota caseira para o Besiktas. No que a competições europeias diz respeito, a última derrota caseira do Besiktas em casa aconteceu já em março de 2013, quando o Club Brugge foi ao Besiktas Park vencer por 3-1. Disputaram-se onze jogos desde então. No campeonato turco o registo é ainda mais impressionante: a última derrota caseira do Besiktas em casa aconteceu já em novembro de 2015. Venceu o Akhisar por 2-0. Passaram-se, entretanto, 33 jogos de liga turca no Besiktas Park.  

- O Besiktas Park foi ainda palco de um recorde muito particular. Foi no estádio do Besiktas que se alcançou o maior volume sonoro registado num estádio durante um jogo da Liga dos Campeões. Aconteceu em 2007, quando o Liverpool visitou o reduto do Besiktas, encontro vencido pela equipa turca por 2-1. Um ambiente que já esta temporada fez vítimas, quando Timo Werner, do RB Leipzig, teve de ser substituído a meio do jogo, ficando lesionado com alguma gravidade devido a lesões provocadas pelo ruído dos adeptos do Besiktas.  

- A arbitrar a partida estará o espanhol Mateu Lahoz. O historial do juiz espanhol perante clubes ou seleções portugueses/portuguesas não é rico – entre clubes e seleções, esteve ligado a sete encontros do futebol português -, mas não será a primeira vez que o valenciano apitará um encontro do FC Porto. Aconteceu em setembro de 2015, quando o FC Porto recebeu e venceu o Chelsea por 2-1.