Grande Futebol
Onze pistas para o AS Mónaco-FC Porto
2017-09-25 19:45:00
À espera do FC Porto no Mónaco estão João Moutinho e Falcão, relembrando as dificuldades que o dragão tem contra os ex.

O FC Porto prossegue a carreira na Liga dos Campeões enfrentando o AS Mónaco, equipa onde pontificam dois jogadores que já passaram pelo Dragão: João Moutinho, tricampeão português de azul e branco entre 2011 e 2013, e Falcao, que só faltou na última dessas três épocas, pois já se transferia a meio da anterior para o Atlético Madrid. Repete-se, assim, a história da primeira jornada, em que a equipa de Sérgio Conceição recebeu o Besiktas de Pepe e Quaresma, tendo o extremo feito a assistência para o primeiro golo turco, marcado por Talisca. O que o FC Porto espera não repetir é o resultado, pois há duas semanas perdeu em casa por 3-1. Aliás, têm sido tradicionais as dificuldades dos dragões nas provas europeias contra equipas que têm antigos jogadores seus. Nos últimos dez jogos internacionais nestas circunstâncias, o FC Porto ganhou apenas dois: 3-0 fora à AS Roma de Iturbe, em 2016/17, e 1-0 em casa ao FC Sevilha de Beto, em 2013/14. De resto, um empate (1-1 fora com o Zenit de Hulk, em 2013/14, tendo o brasileiro feito o golo dos russos e falhado um penalti) e sete derrotas. Destas, além da já citada perante o Besiktas, o destaque negativo vai para os 1-4 com os que dragões foram batidos em Sevilha pela equipa de Beto. O lote de desaires completa-se com um 1-2 em Paris face ao PSG de Thiago Silva (2012/13), outro 1-2 em casa ante o Atlético Madrid de Christian Rodríguez (2013/14), 0-1 em casa com o Zenit de Hulk, que nessa noite fez a assistência para o golo russo (2013/14) e o duplo desaire com a Juventus de Alex Sandro na época passada (0-2 no Dragão e 0-1 em Turim).

 

- De resto, o FC Porto entrará no relvado do Estádio Louis II com um invulgar histórico recente de três desaires europeus seguidos. Após a goleada de 5-0 em casa ao Leicester City, os dragões perderam duas vezes com a Juventus (0-2 em casa e 0-1 fora) e uma terceira, já esta época, na abertura da Champions, face ao Besiktas (1-3 em casa). A última vez que os dragões perderam três jogos seguidos na Europa foi em 2015/16. Aliás, nessa altura até perderam quatro: depois de um bom arranque na Liga dos Campeões, com um empate e três vitórias, acabaram eliminados devido aos desaires com Dínamo de Kiev (0-2 em casa) e Chelsea (0-2 fora), caindo depois da Liga Europa com mais duas derrotas face ao Borussia Dortmund (0-2 fora e 0-1 em casa).

 

- Fora de casa, nas competições europeias, o FC Porto vem com dois jogos seguidos sem fazer golos (0-0 em Copenhaga e 0-1 em Turim), mas ganhou o antepenúltimo: 2-1 fora ao Club Brugges, de virada, graças a um penalti de André Silva já em período de compensações, depois de Layún ter cancelado o golo inaugural de Vossen.

 

- O AS Mónaco, que empatou fora com o RB Leipzig (1-1), na jornada de arranque da competição, tem sido uma equipa irredutível no seu estádio. Esta época ganhou os três jogos que ali fez, com 12 golos marcados: 3-2 ao Toulouse FC, 6-1 ao Olympiq ue de Marselha e 3-0 ao RC Estrasburgo. Destes, cinco pertenceram a Falcao, que marcou em todos os desafios da época naquele estádio.

 

- A última equipa a evitar a derrota No Mónaco foi a Juventus, que por lá ganhou por 2-0 a 3 de Maio e na altura interrompeu uma série de 13 jogos seguidos do AS Mónaco a ganhar em casa. E de 41 a fazer sempre golos. No último ano civil, aliás, só duas equipas ganharam no Mónaco: a Juventus, por 2-0, a 3 de Maio, e o Olympique Lyon, por 3-1, a 18 de Dezembro do ano passado. E só mais uma evitou a derrota: o Bayer Leverkusen, que ali empatou a um golo, a 27 de Setembro do ano passado. Faz na quarta-feira um ano.

 

- O FC Porto, contudo, também ganhou todos os jogos que fez fora de casa esta época. Ainda que tenha vencido sempre pela margem mínima, vai com três vitórias seguidas: 2-1 ao Rio Ave, 1-0 ao SC Braga e 1-0 ao CD Tondela. A última vez que perdeu fora foi no encerramento da época anterior (3-1 no terreno do Moreirense), sendo que também segue com uma série de oito jogos seguidos a marcar golos fora – não fica a zeros fora do dragão desde a derrota por 1-0 contra a Juventus, em Turim, em meados de Março.

 

- Em contrapartida, os dragões também vêm com uma série preocupante de jogos a sofrer golos. São já três seguidos (1-3 com o Besiktas, 2-1 ao Rio Ave e 5-2 ao Portimonense), depois de cinco partidas em que Casillas manteve a baliza a zeros. A última vez que o FC Porto sofreu golos em três jogos seguidos foi na reta final da época passada (1-1 fora com o Marítimo, 4-1 em casa ao FC Paços de Ferreira e 1-3 no terreno do Moreirense), mas para se encontrar uma série de quatro jogos seguidos a encaixar golos é preciso recuar a Dezembro/Janeiro.

 

- Leonardo Jardim e Sérgio Conceição, os dois treinadores portugueses que estarão frente a frente no jogo, já se defrontaram em dois campeonatos: em Portugal e em França. Aliás, foi Jardim quem criou as condições para que Sérgio Conceição se estreasse como treinador, levando o seu SC Braga a ganhar fora ao Olhanense, por 4-3, motivando o despedimento de Daúto Faquirá e a entrada em funções de Conceição. O atual treinador do FC Porto ganhou o primeiro duelo – levou o Olhanense a ganhar por 2-1 em Braga, no jogo da segunda volta, em Abril de 2012 – mas desde essa altura nunca mais conseguiu sequer que as suas equipas fizessem um golo nos desafios contra Jardim: com a Académica, em 2013/14, perdeu por 4-0 em casa e empatou a zero fora contra o Sporting de Jardim; e com o FC Nantes, na época passada, foi derrotado no Mónaco por 4-0.

 

- O avançado portista Moussa Marega marcou golos nos dois últimos jogos da equipa, fazendo o terceiro nos 5-2 ao Portimonense e o segundo nos 2-1 no terreno do Rio Ave. O maliano, que até começou a carreira profissional em França, ainda não marcou nas competições europeias, mas no que toca a séries ainda está longe do seu melhor: pelo Marítimo conseguiu marcar em cinco jogos seguidos, em Abril e Maio de 2015. Repetiu a proeza no Vitória SC, mas pelo meio esteve ausente numa partida.

 

- FC Porto e AS Mónaco só se defrontaram uma vez em partidas oficiais. Foi em 26 de Maio de 2004, em Gelsenkirschen, na final da Liga dos Campeões, e os portistas ganharam por 3-0, graças a golos de Carlos Alberto, Deco e Alenichev. Nenhum dos jogadores presentes na ficha de jogo daquele dia representa já os clubes em causa.

 

- Além desse jogo, o AS Mónaco já defrontou mais três equipas portuguesas (Belenenses, Sporting e Benfica), para um total de sete jogos, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Mais completo é o palmarés do FC Porto frente a adversários franceses: desde a estreia, em 1964, quando eliminaram o Olympique Lyon da Taça das Taças, com duas vitórias, os dragões defrontaram equipas francesas em 23 ocasiões, ganhando 12, empatando seis e perdendo cinco.