Grande Futebol
Onze factos rápidos sobre o Vorskla-Sporting
2018-10-05 17:00:00
Jovane e Peseiro são 'pés quentes' neste Sporting 2018/19 que continua sem perder na Ucrânia numa remontada histórica

- A vitória do Sporting na Ucrânia diante do Vorskla escreveu-se com uma reviravolta no tempo de compensação. Foi a segunda vez na história recente do Sporting que a equipa de Alvalade conseguiu virar o resultado em jogos das competições europeias, após uma desvantagem ao intervalo. A primeira ocorreu em fevereiro de 2018 na deslocação ao Cazaquistão que os leões venceram por 3-1, depois de terem sofrido o primeiro golo logo aos sete minutos. Bruno Fernandes (48', gp), Gelson (50') e Doumbia (55') fizeram os golos da remontada leonina. Este triunfo diante o Astana tinha sido o último fora de casa nas provas europeias. Desde ontem.

- Jovane Cabral voltou a marcar na Liga Europa (dois jogos, dois golos) depois de ter feito o segundo tento da vitória leonina em casa diante do Karabakh, saltando uma vez mais do banco para deixar marca. O extremo leonino leva três golos em 264 minutos(oito golos) com a camisola leonina (o outro tento foi frente ao Feirense, em Alvalade, e que valeu três pontos aos leões na vitória por 1-0), sempre na condição de suplente utilizado. O jovem extremo de Cabo Verde tem saído do banco para mexer no jogo e revelando-se um verdadeiro pé quente.

- Fredy Montero também voltou a marcar nas provas europeias, onde soma agora sete tentos, todos na Liga Europa (3 em 2015/16, 3 em 2017/18 e 1 em 2018/19). Antes da noite de ontem, o último golo que Montero tinha marcado aconteceu diante o Atlético de Madrid, a dar a vitória aos leões no adeus às competições europeias. Foi ainda o segundo golo consecutivo de Montero esta época, depois de ter marcado ao Marítimo para o campeonato.

- Montero e Jovane Cabral, os autores da reviravolta do Sporting na Ucrânia, são os primeiros jogadores na história recente do clube de Alvalade que contribuíram para uma remontada aos 90 ou mais minutos em jogos das competições europeias. Em 1983, António Oliveira marcou o golo da vitória diante o Sevilha por 3-2, aos 88 minutos, e Liedson, em 2009, fez o golo do triunfo dos leões, por 3-2, aos 88', diante do Heerenveen.

- Também José Peseiro está de pé quente em relação às substituições que opera. O treinador do Sporting, com a equipa a perder lançou a jogo Montero e Jovane Cabral e os dois operaram a reviravolta leonina. Algo que tem vindo a acontecer neste Sporting que ao contrário de Jesus em que perdeu muitos jogos aos “otchenta e otcho” minutos, desta vez resolve as partidas em tempo de descontos.

- A última vez que os leões tinham conseguido operar uma reviravolta em tempo de descontos foi a fevereiro deste ano na deslocação a Tondela para o campeonato da época passada. O defesa central Coates fez o golo do triunfo (2-1) no último segundo, aos 90+9'.

- Com o triunfo arrancado a ferros na Ucrânia, o Sporting soma duas vitórias nos dois primeiros jogos da fase de grupos da Liga Europa 2018/19. Os leões já tinha conseguido tal performance por quatro vezes. Em 2004/05, a equipa de Alvalade ficou em 3º lugar no grupo e acabaria por chegar à final onde perdeu para o CSKA Moscovo. Em 2009/10, ficou em 1º e chegou aos oitavos, em 2010/11 ficou em 1º e chegou aos 1/16 avos e em 2011/12 ficou também em primeiro lugar do grupo e atingiu as meias-finais onde foi eliminado pelo Athletic Bilbao.

- O Sporting continua sem perder na Ucrânia. Em quatro jogos naquele país, os leões somam três vitórias (Vorskla, 2-1, para a Liga Europa; Dínamo Kiev, 2-1 e Shakhtar Donetsk ,1-0, para a Liga dos Campeões; e um empate com o Metalist Kharkiv (1-1) para a Liga Europa.

- O Vorskla, por sua vez, não vence para a fase de grupos da Liga Europa há oito jogos e somou a segunda derrota na corrente fase de grupos da Liga Europa depois de ter perdido com o Arsenal, em Londres, por 4-2. Foi ainda a sexta derrota em 12 jogos da equipa ucraniana esta época, no conjunto de todas as provas.

- O Sporting voltou a sofrer golos fora da casa nas competições europeias, num total de 29 jogos consecutivos. É preciso recuar a setembro de 2011, em Zurique, para encontrar a última vez que os leões não sofreram qualquer golo, depois de um triunfo sobre o por 2-0.

- Carlos Mané voltou a ser titular do Sporting 32 meses depois. A última presença no inicial dos leões foi também fora de casa e para as competições europeias, diante o Bayer Leverkusen, em fevereiro de 2016, partida que a equipa de Jorge Jesus perdeu por 3-1.