Grande Futebol
Onze factos rápidos sobre o Sporting-FC Astana
2018-02-23 17:00:00
Bas Dost marcou o golo mais rápido nas competições europeias no novo Estádio José Alvalade

Bas Dost marcou o golo mais rápido nas competições europeias no novo Estádio José Alvalade ao fazer o primeiro remate certeiro dos leões logo à passagem do minuto três. O golo mais célere dos leões na Europa no antigo Estádio José Alvalade é pertença de Oceano que marcou também no terceiro minuto do triunfo de 3-0 frente ao AS Mónaco, em jogo da Liga dos Campeões, disputado a 17 de setembro de 1997.

- O internacional holandês fez o 24º golo da temporada, o primeiro da época na Liga Europa, a que se juntam 20 no campeonato e três na Liga dos Campeões.

- O golo obtido diante do FC Astana foi, assim, o primeiro de Bas Dost com a camisola leonina na Liga Europa. O ponta de lança já havia marcado por duas vezes nesta competição mas ao serviço do Wolfsburgo, curiosamente frente ao Sporting.

- Bruno Fernandes fez três dos seis golos marcados pelos verde e brancos nesta eliminatória. Bas Dost, Gelson e Doumbia completaram o registo goleador dos leões.

- Aos 18 anos, Rafael Leão estreou-se com a camisola do Sporting em jogos europeus. O jogador mais jovem de sempre a estrear-se nas competições europeias foi Céléstine Babayaro, que se estreou com 16 anos e 87 dias. O lateral-esquerdo nigeriano tornou-se no jogador mais jovem a atuar na UEFA ao ser titular num empate 1-1 do Anderlecht frente ao Steaua Bucareşte, na fase de grupos de 1994/95. Precisou, contudo, de apenas 37 minutos para obter um recorde bem menos agradável, ao tornar-se no mais jovem jogador a ver um cartão vermelho na prova. Babayaro rumou, depois, ao Chelsea FC em 1997, conquistando uma Taça dos Vencedores das Taças e uma Taça de Inglaterra em Stamford Bridge.

- Seis anos depois o Sporting chegou aos oitavos de final da Liga Europa. Em 2011/12 os leões atingiram as meias-finais da prova de onde saíram derrotados pelo Athletic Bilbao.

- A última vez que o Sporting sofreu três golos em jogos europeus teve lugar a 17 de setembro de 2015 na derrota de 3-1 sofrida perante o Lokomotiv de Moscovo. Montero fez o golo dos leões, tendo Samedov, por duas ocasiões, e Niasse marcado para a equipa russa.

- Jorge Jesus disputou o 60.º jogo na Liga Europa. O treinador do Sporting regista um saldo positivo de 35 triunfos, a juntar a 11 empates e 14 derrotas. O técnico português já perdeu duas finais da prova europeia, ambas ao serviço do Benfica, diante de Sevilha FC e Chelsea.

- Há um denominador comum na campanha do Sporting nas competições europeias esta época. A equipa leonina sofreu golos em todos os seis jogos realizados na fase de grupos da Liga dos Campeões e nesta eliminatória da Liga Europa. Os verde e brancos somam, de resto, dez jogos consecutivos a sofrer golos nas competições europeias.

- Os empates passaram a reinar nos jogos desta época em Alvalade. O Sporting soma três empates (Juventus, Steaua e FC Astana), uma vitória (Olympiacos), e uma derrota (FC Barcelona).

- O Sporting soma um total de 157 jogos relativos à Liga Europa e Taça UEFA, denominação anterior da competição, correspondentes a 74 vitórias, 35 empates e 48 derrotas, 247 golos marcados e 179 sofridos.

 

Tags: