Grande Futebol
Onze factos rápidos sobre o SC Braga, 2 - AIK, 1
2017-08-04 21:00:00
SC Braga regressou às vitórias perante adversários suecos com mais um golo de Raúl Silva

Ficou para tarde mas o SC Braga acabou por vencer o AIK. O conjunto de Abel Silva foi obrigado a horas extra de forma a alcançar o play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa, tendo apenas chegado à vitória nos últimos instantes da segunda parte do prolongamento. Como em tantas outras ocasiões, Raúl Silva foi decisivo na área adversária ao fazer o golo que colocou o SC Braga no sorteio de hoje referente ao play-off de acesso à fase final da Liga Europa desta temporada. Já hoje a equipa do Sporting Braga ficou a conhecer o adversário que separa o clube arsenalista da fase de grupos da Liga Europa. 

Ao contrário do Marítimo, o Sporting Braga entrou no sorteio para o play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa como cabeça de série e, por essa razão, a tarefa bracarense definiu-se mais acessível que a do conjunto de Daniel Ramos. Enquanto o Marítimo marcará presença no play-off perante o Dínamo Kiev, o sorteio ditou que o SC Braga irá defrontar os islandeses do FH Hafnarfjördur  

- Raúl Silva continua intratável em situações de bola parada ofensiva. Depois de ter sido o melhor marcador da pré temporada do Sporting Braga com três golos e de já ter sido o autor do golo bracarense na Suécia, o defesa central brasileiro voltou a ser decisivo ao fazer o golo da vitória do SC Braga perante o AIK no Municipal de Braga. 

- Tal como nas temporadas passadas, a derrota perante o SC Braga eliminou o AIK da Liga Europa na terceira pré eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga Europa. É a quarta temporada consecutiva que o AIK sai de cena da Liga Europa nesta fase. Em 2014 os suecos foram eliminados pelo FC Astana, em 2015 pelo Atromitos e em 2016 pelo Panathinaikos. 

- Equipa de Rykard Norling voltou a marcar um golo na Liga Europa na condição de visitante. Uma situação que não se sucedia desde a vitória por 1-0 no terreno do Europa, em Gibraltar, na segunda pré eliminatória da Liga Europa de 2016/17, naquela que foi mesmo a última vitória do AIK como visitante na Liga Europa. Desde então o AIK registou empates com KI e Zeljeznicar e derrotas perante Panathinaikos e, claro, Sporting Braga. 

- Com a vitória perante o AIK o Sporting Braga ultrapassou a terceira pré eliminatória de acesso a uma fase de grupos de uma competição europeia pela segunda vez consecutiva. A última presença arsenalista nesta fase de uma prova europeia remonta já a 2009 - então a tentar o acesso ao play-off da Liga dos Campeões - mas mais uma vez o conjunto bracarense alcançou o play-off de acesso à fase de grupos de uma competição UEFA.  

- O Sporting Braga marcou dois golos ao AIK com origem em lances de bola parada, um em cada uma das mãos da eliminatória. Um dado curioso já que o AIK, em dezasseis jogos já disputados na liga sueca apenas sofreu um golo com origem, precisamente, em situações de bola parada. 

- Com a vitória perante o AIK o Sporting Braga regressou às vitórias europeias frente a adversários suecos. Na última vez que tal confronto se sucedeu, em 2009, também na terceira pré eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga Europa, o conjunto arsenalista foi derrotado pelo Elfsborg em ambas as mãos. 

- A vitória do SC Braga perante o AIK, em Braga, teve origem em golos inéditos. Nem Raúl Silva, nem Rui Fonte, tinham já efetuado qualquer golo nas competições europeias. Para Raúl Silva foi mesmo a estreia absoluta num jogo internacional.  

- O prolongamento disputado entre SC Braga e AIK na segunda mão da terceira pré eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga Europa foi o primeiro da história do SC Braga em fases de qualificação da prova.  

- SC Braga remeteu o AIK a apenas um remate enquadrado com a baliza de Mattheus mas os suecos foram letais ao marcar golo, exatamente, nesse remate. Lição de eficácia de Obasi que, ainda assim, foi insuficiente para garantir o apuramento do AIK. 

- Nikola Vukcevic regressou às contas de Abel Silva depois da lesão sofrida na pré-temporada. Uma fratura do nariz que obrigou o montenegrino a usar uma máscara durante o encontro perante o AIK. Vukcevic acabou por ser decisivo na vitória do Braga ao fazer a assistência para o golo vitorioso de Raúl Silva. 

- Daniel Sundgren, Oscar Linnér e Jesper Nyholm voltaram a cumprir noventa minutos de um jogo do AIK na Liga Europa, eles que foram os três jogadores da equipa de Norling com mais minutos na competição, saindo de cena com participação no total de minutos do AIK durante a fase de qualificação para a Liga Europa 2017/18.

Sê o primeiro a comentar: