Grande Futebol
Onze factos rápidos sobre o PAOK-Benfica
2018-08-30 20:00:00
Salvio tornou-se no primeiro argentino da história dos encarnados a atingir a dezena de golos nas competições europeias

A eliminação do PAOK e do Fenerbahçe permitiu ao Benfica carimbar a 14.ª presença, em 27 possíveis, na fase de grupos da Liga dos Campeões, Os encarnados são o segundo clube nacional com mais presenças na Liga milionária atrás do FC Porto, que soma 23 presenças. Já o Sporting contabiliza oito, enquanto que Boavista e SC Braga somam duas presenças na fase de grupos.

- O Benfica vai estar na fase de grupos da Liga dos Campeões pela nona época consecutiva. Apenas Real Madrid, FC Barcelona e Bayern têm um registo idêntico.

- Há 24 anos que os encarnados não marcavam quatro golos fora de casa nas competições europeias. É preciso remontar a 1994, ao célebre... empate a quatro golos com o Bayer Leverkusen, referente à Taça das Taças.

- O Benfica voltou a vencer fora de casa nas provas europeias oito jogos depois. Desde 2016, aquando da vitória em Kiev sobre o Dínamo por 2-0, que o clube da Luz não conseguia um triunfo na condição de visitante.

- Rui Vitória regista o segundo melhor arranque nos primeiros sete jogos oficiais de águia ao peito. Tal como em 2016/17, não perdeu qualquer desafio, somando agora quatro vitórias (Fenerbahçe, Vitória SC, Boavista e PAOK) e três empates (Fenerbahçe, PAOK e Sporting) contra cinco triunfos e duas igualdades em 2016/17.

- Com o triunfo em Salónica, as águias igualaram a maior vitória de uma equipa portuguesa na Grécia, no caso o Boavista, que em 1993 venceu o OFI Creta por 4-1, em encontro relativo à Taça UEFA.

- Há 55 anos que um médio do Benfica, no caso Pizzi, que já efetuou tantos remates certeiros como na época passada, não fazia tantos golos nos primeiros sete jogos da temporada. O camisola 21 está de pontaria afinada, mas ainda assim distante do feito de Pedras que, em 1963 apontou seis golos em apenas três desafios.

- Esta foi, no entanto, apenas a segunda vez que Pizzi marcou em jogos relativos às competições europeias, cuirosamente também frente ao PAOK. Só CD Tondela é que havia sentido o veneno do médio na primeira e segunda volta, digamos.

- Desde 1 de abril de 2010 que o Benfica não desfrutava de dois penáltis num jogo das competições europeias. Na altura, Cardozo fez os dois golos da equipa portuguesa (aos 59 e 79 minutos) no triunfo de 2-1 sobre o Liverpool FC.

- Salvio apontou o quinto bis de águia ao peito. Há três anos e meio que o extremo argentino não repetia o feito. Na altura, em 2015, as águias venceram o Marítimo, na Madeira, por 4-0.

- Com o bis desta quarta-feira, Salvio tornou-se no primeiro argentino do Benfica a chegar à dezena de golos na UEFA, superando Gaitán (9), Saviola (7) e Di María (6).