Grande Futebol
Onze factos rápidos sobre o Lokomotiv Moscovo-FC Porto
2018-10-25 19:00:00
O FC Porto vê cada vez mais perto a presença nos 'oitavos' da Champions e o Lokomotiv olha apenas como uma miragem.

O FC Porto venceu o Lokomotiv Moscovo, por 3-1, na quarta-feira, em jogo da terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Aqui ficam onze factos rápidos a reter sobre o triunfo dos azuis e brancos.

- Com o triunfo de quarta-feira, o FC Porto lidera de forma isolada o grupo D da Liga dos Campeões. Os azuis e brancos somam sete pontos, seguidos por Schalke 04 (cinco pontos), Galatasaray (quatro pontos) e Lokomotiv Moscovo (zero).

- Marega tem 100 por cento de eficácia na cobrança de grandes penalidades desde que chegou a Portugal. O remate certeiro da marca dos onze metros frente ao Lokomotiv foi o primeiro do maliano com a camisola do FC Porto, sendo que já tinha marcado dois penáltis pelo Vitória de Guimarães e um ao serviço do Marítimo.

- Manuel Fernandes falhou uma grande penalidade, depois de uma série de quatro penáltis consecutivos convertidos pelo internacional português. O último remate da marca dos onze metros falhado pelo médio tinha acontecido em dezembro de 2017, diante do CSKA Moscovo.

- Óliver voltou a ser titular nas escolhas de Sérgio Conceição, estatuto que já não tinha em duas partidas consecutivas desde há mais de um ano, ou seja, desde setembro de 2017.

- O FC Porto vai no melhor registo fora de portas na Champions desde 2015. Os azuis e brancos não sofrem um desaire na condição de visitantes há quatro jogos, que consistiram numa vitória e três empates. Mais: os dragões só perderam um dos oito últimos encontros para a Liga dos Campeões.

- O FC Porto já chegou por duas vezes com sete pontos ao final da terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, para além desta época. Em 2014/15, os azuis e brancos só caíram nos quartos de final da prova milionária, sendo que em 2015/16 foram eliminados ainda na fase de grupos com um total de dez pontos somados.

- Os dragões dão-se bem com os ares de Moscovo. O FC Porto venceu todos os cinco encontros que realizou na cidade russa. Em 2011, venceu o Spartak por 5-2; nesse mesmo ano, ganhou ao CSKA por 1-0; em 2006 venceu o CSKA por 2-0; e em 2004 voltou a ganhar ao CSKA por um golo sem resposta.

- Bazoer estreou-se na Liga dos Campeões, aos 22 anos. O médio holandês foi lançado por Sérgio Conceição na reta final do encontro diante do Lokomotiv, naquela que foi a segunda partida dele com a camisola azul e branca, depois de ter jogado para a Taça de Portugal contra o SC Vila Real.

- Corona voltou aos golos na Liga dos Campeões, naquele que foi o segundo remate certeiro do mexicano na prova milionária. O outro golo do mexicano na Champions tinha sido em dezembro de 2016, então frente ao Leicester, no Estádio do Dragão.

- Felipe continua com o estatuto de único totalista do FC Porto nesta temporada. O central brasileiro alinhou, esta quarta-feira, no 13.º jogo em 2018/19, no que corresponde a um total de 1170 minutos dentro das quatro linhas.

- O Lokomotiv conseguiu acabar com o estatuto de ser a única equipa que ainda não tinha marcado qualquer golo na fase de grupos da Liga dos Campeões. O remate certeiro de Anton Miranchuk, diante do FC Porto, foi assim o primeiro golo dos russos na competição esta temporada.