Grande Futebol
Onze factos rápidos do FC Porto-Lokomotiv Moscovo
2018-11-07 15:00:00
O FC Porto a marcar quatro ou mais golos num jogo da Liga dos Campeões não é feito inédito para os dragões

- A vitória expressiva diante do Lolomotiv Moscovo garantiu já ao FC Porto, pelo menos, o 3.º lugar do grupo e um lugar na Liga Europa. Basta um ponto para se qualificar para os oitavos de final da Champions. Com a derrota nesta terça-feira, o Lokomotiv já está eliminado da Liga dos Campeões. Na melhor das hipóteses, os russos terminam o grupo em terceiro e vão à Liga Europa. Refira-se ainda que é a quarta a vez que o FC Porto termina a 4.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões com 10 pontos. Qualificou-se em duas delas (2012/13 e 2014/15) e foi eliminado em 2015/16.

- O FC Porto a marcar quatro ou mais golos num jogo da Liga dos Campeões não é feito inédito para os dragões. Esta foi a sétima vez que isso ocorreu. As anteriores foram com Werder Breman (1993), Hamburgo (2006), BATE (2014), FC Basel (2015), Leicester City (2016), AS Mónaco (2017). Foi, no entanto, a primeira vitória do FC Porto em casa frente a equipas russas na Liga dos Campeões. Antes os dragões tinham empatado a zero com o CSKA em 2004 e 2006 e com o Zenit em 2011, e perdido com o mersmo Zenit por 1-0 em 2013.

- O FC Porto somou diante o Lokomotiv Moscov a sexta vitória consecutiva, no conjunto de todas as competições, naquele que é o melhor registo da equipa portista desde dezembro de 2017. Só no que à Champions diz respeito, foi a terceira vitória consecutiva do FC Porto (não o conseguia desde 2015/16), num total de cinco jogos sem perder (não o conseguia desde 2014/15) na prova milionária.

- Herrera marcou um dos golos mais rápidos do FC Porto na LIga dos Campeões. Bruno Alves, em 2009 frente ao Atlético Madrid e Quaresma em 2006 diante do CSKA também marcaram ao minuto 2. Deco em 1999 com o Molde e Clayton em 2001 frente ao Celtiv foram ainda mais rápidos ao marcar no primeiro minuto.

- De regresso à titularidade, Herrera marcou o seu segundo golo nesta edição da Champions, ambos frente ao Lokomotiv. Foi o sexto golo do médio mexicano na prova milionária e igualou Drulovic no número de golos apontados com a camisola azul e branca na Liga dos Campeões. Foi a segunda vez que Herrera marcou (1-0) e assistiu (2-0) no mesmo jogo na Liga dos Campeões. Fê-lo em 2014 diante do Bate Barisov em que marcou um golo e fez duas assistências.

- Marega, autor do segundo tento do FC Porto frente ao Lokomotiv, é o melhor marcador dos dragões nesta época, com seis remates certeiros até ao momento. Corona e Otávio, que também marcaram à equipa russa, somam quatro golos, assim como Adrián Lopez e Aboubakar.

- Marega, aliás, que marca há quatro jogos consecutivos (Lokomotiv, Feirense, Marítimo e Lokomotiv), naquele que é o melhor registo do avançado maliano desde 2016/17, ainda ao serviço do V. Guimarães. Foi ainda o terceiro golo do maliano esta edição da LC, os três em jogos consecutivos (Galatasaray e nos dois jogos com o Lokomotiv). Nos seis golos marcados pelo FC Porto nesta Liga dos Campeões, Marega esteve envolvido em quatro, com dois golos, uma assistência e um penálti sofrido que foi convertido em golo.

- Corona, autor do 3-1 para o FC Porto, fez o seu segundo golo nesta edição da Liga dos Campeões (o outro foi na Rússia), o quarto de época em curso. Em 17 jogos, Corona tem já mais golos do que em toda a temporada passada, em que fez 3 golos em 41 jogos.

- Ao fazer o passe decisivo para o 3-1 a favor do FC Porto, apontado por Corona, Óliver Torres passou a somar quatro assistências esta temporada ao serviço dos dragões. O médio espanhol já igualou o número de passes decisivos realizados em toda a temporada passada. Otávio é o 'assistente' de serviço do FC Porto em 2018/19 com cinco assistências para golo.

- Otávio marcou pelo segundo jogo consecutivo, registo inédito desde que chegou ao FC Porto, numa época em que já leva quatro golos e cinco assistências, em 14 jogos, o melhor registo goleador do médio brasileiro que apontou três golos nas duas anteriores temporadas.

- Foi também o segundo golo de Otávio de fora da área, com a particularidade de ambos terem sido na Liga dos Campeões (Kobenhavn e Lokomotiv) e o segundo nesta edição da Champions (Schalke 04 e Lokomotiv).