Grande Futebol
O 'viajante solitário' que a FIFA distingue por amor ao clube
2018-09-06 11:00:00
Sebastián Carrera percorreu 3.000km, dois dias num autocarro, para ver o seu clube. A FIFA não esqueceu esta história.

Esta é a história de um adepto que percorreu 3.000 quilómetros sozinho para ver o clube do coração a jogar. Esta é a história de alguém que fez a equipa adversária abrir propositadamente a bancada dos visitantes só para ele poder assistir a uma partida. Esta é a história de um fã que ficou viral pelo mundo do desporto rei por toda a paixão demonstrada. Esta é uma história de lealdade, que deixou boquiabertos os jogadores e equipa técnica de um clube. Esta é a história de Sebastián Carrera, aficionado do Deportes de Puerto Montt (Chile), que está nomeado pela FIFA para o prémio de ‘Melhores Adeptos do Mundo’.

A 3 de setembro ficaram conhecidos os nomeados da FIFA para o troféu de ‘Melhores Adeptos do Mundo’, galardão a entregar na gala ‘The Best’ no dia 24 deste mês. A maior surpresa não foram as inclusões dos fãs do Peru e os de Japão e Senegal, mas sim a de um indivíduo em específico. É aqui que entra Sebastián Carrera. O amor deste chileno pelo Deportes de Puerto Montt, clube da Segunda Divisão do Chile, fez com que tenha percorrido 3.000 quilómetros sozinho para ver jogar a sua equipa, merecendo até a alcunha de ‘viajante solitário’. O conjunto de Puerto Montt deslocou-se ao terreno do Coquimbo Unido a 22 de outubro de 2017, numa viagem de 1.500 quilómetros para cada lado. Qual não foi o espanto e surpresa dos jogadores quando viram que um adepto tinha decidido fazer a viagem sozinho para dar apoio…

Foram dois dias passados num autocarro… tudo com o propósito de apoiar a equipa, uma ‘arte’ que o próprio Sebastián considerou rara naquela cidade do Chile nos dias de hoje. "É difícil ser deste clube [Deportes de Puerto Montt], porque temos uma cidade marcada com equipas de Santiago [capital do Chile] e poucos jovens se identificam com o Puerto Montt. Então, poder mostrar-lhes o que se passou hoje [ único adepto a ver a equipa fora de portas] é positivo, pois muitos jovens vão identificar-se com o clube. Isso é o melhor que me pode acontecer porque sou um apaixonado por este clube. Amo o clube acima de tudo no mundo”, salientou Sebastián em entrevista ao site ‘DPM’, datada de outubro do ano passado.

Este adepto chegou, assim, aos olhos de todo o mundo do desporto rei, após ter sido captado em imagens a apoiar e gritar pela sua equipa, completamente sozinho, sem vislumbre de qualquer outra pessoa nas bancadas, em pleno Estádio Francisco Sánchez Rumoroso de Coquimbo. Os cânticos sem parar tiveram proveito, pois o Deportes de Puerto Montt acabou mesmo por vencer a partida, por 2-1, com golos dos jogadores Jorge Guajardo e Leandro Delgado. Que forma melhor para culminar toda esta história de um amor incondicional por um clube de futebol?

Sebastián Carrera a apoiar o Deportes de Puerto Montt. Crédito: FIFA

Essa mesma paixão ficou demonstrada nas palavras de Sebastián Carrera quando abordou as principais dificuldades de realizar uma viagem que ao todo contabiliza 3.000 quilómetros… só para ver uma partida de futebol. "Foram dois dias de viagem, importantes para mim. Mas, não é a primeira vez que venho aqui, deve ser a sexta. É uma viagem muito difícil, extenuante, esgotante, mas nada me iria impedir de ir ver a minha equipa, apoiá-la e gritar os 90 minutos (...), a minha equipa não pode jogar sozinha”, explicou na altura o adepto. Nessa 22.ª jornada do segundo escalão do futebol chileno, foi mais uma vitória que celebrou naquele recinto.

Certamente que já questionou da forma como este adepto reagiu à notícia de que está nomeado para um prémio da FIFA… ora aqui está. “Penso que o dos adeptos do Japão e Senegal é por algo nobre no desporto [deixaram as bancadas totalmente limpas e arrumadas após o jogo entre as duas seleções no Mundial], porque é sempre importante deixar limpo o lugar onde estiveram a apoiar. O dos peruanos não sei bem as razões, mas creio que foi por amor à camisola. O meu é de fidelidade com o meu clube”, comentou Sebastián Carrera ao jornal chileno ‘La Cuarta’.

“Agora, muitas pessoas conhecem-me. Quando viajo, há pessoas que me apertam a mão e nas minhas redes sociais triplicaram os pedidos de amizade. Mas, continuo a ser o mesmo que segue o Puerto Montt para todos os sítios”, referiu ainda Sebastián, que falou ainda no nome de Cristiano Ronaldo, quando questionado se imagina ganhar o prémio da FIFA e estar perto de alguns dos melhores jogadores do mundo. “Não coloco limites. Se tenho que viajar seja para onde fora pelo meu clube vou fazê-lo e se é pelo prémio melhor ainda. Adoraria conhecer o Messi, mas como não está entre os nomeados, se vencesse vestiria a camisola do Puerto Montt a Cristiano Ronaldo”, brincou.