Grande Futebol
O ultimato dos adeptos do Newcastle United ao dono do clube
2018-07-25 18:45:00
Rafa Benítez (na foto) está no centro das atenções

"Se o Rafa for [embora], nós também vamos." É este o mote do ultimato que os adeptos do Newcastle United, da Premier League, estão a fazer a Mike Ashley, dono do clube. Com o movimento #IfRafaGoesWeGo, os apoiantes dos 'magpies' já garantira que, se o técnico abandonar no Newcastle United, deixarão de estar presentes nos jogos da equipa principal. E o que motivou o problema foi um protagonista comum: o dinheiro.

Tudo começou depois de terem surgido rumores de que Rafa Benítez e Mike Ashley estavam em desacordo. O técnico sentiu a necessidade de ter mais fundos para atacar o mercado de transferências e manifestou essa intenção a Ashley, que terá recusado. Mais: de acordo com os mesmos rumores, Mike Ashley apenas aceita aumentar o investimento em reforços a partir do momento em que Benítez assinar uma renovação de contrato. Mas o espanhol não terá cedido a essa pressão, adiando a renovação até ao momento em que sentir que há condições para "apoiar a ambição dele próprio e dos adeptos", explica o 'The Guardian'.

No Twitter, já existe uma conta dedicada ao movimento com quase 15 mil seguidores e estão a circular duas petições online para os adeptos do Newcastle United assinarem. "Estamos fartos de Mike Ashley e da forma como ele gere o Newcastle United. Respeitamos e valorizamos Rafa Benítez. Pensamos (e temos medo) que esta possa ser a sua última temporada como nosso treinador. Faremos tudo o que for possível para o manter aqui. Se isso falhar, se ele for nós também vamos. Quem assina esta petição são atuais detentores do bilhete de época ou que comprem regularmente bilhetes que estão a confirmar que, se Rafa Benítez deixar o clube antes do final do seu atual contrato, vão deixar de ir a jogos em St. James' Park [casa do Newcastle United]", pode ler-se numa das duas petições, sendo que a outra é dedicada a adeptos que não têm como hábito ir ao estádio, mas que se comprometem a não gastar qualquer dinheiro no clube.

O espanhol é um ídolo para os adeptos do Newcastle United (Lindsey Parnaby/EPA)

Rafa Benítez, recorde-se, chegou ao futebol inglês em 2004 para orientar o Liverpool FC. Venceu a Liga dos Campeões logo na temporada de estreia, deixando os 'reds' em 2010. Passou depois por Inter Milão, Chelsea, SSC Nápoles e Real Madrid antes de assinar pelo Newcastle United pouco antes do final da época 2015/16. Não conseguiu evitar a descida à Segunda Liga, mas continuou no comando da equipa e foi campeão do segundo escalão em 2016/17. Na última época, Benítez conseguiu a permanência na Premier League com bastante tranquilidade, terminando o campeonato na décima posição.

Esse trabalho foi um dos principais fatores para que Rafa Benítez conquistasse o coração dos adeptos do Newcastle United. Para além disso, o treinador tem como caracaterística a facilidade de se relacionar bem com os apoiantes. É comum ouvi-lo elogiar os adeptos nas conferências de imprensa e destacar a sua importância para o clube. Assim sendo, Benítez tem na mão um trunfo de peso no 'duelo' cm Mike Ashley.