Grande Futebol
O regresso a Espanha do senhor Liga dos Campeões
2018-09-19 16:00:00
CR7 volta a jogar em solo espanhol depois de nove anos ao serviço do Real Madrid. Desde 2012 marca sempre na estreia

Cristiano Ronaldo volta esta quarta-feira a pisar os relvados do campeonato espanhol para defrontar o Valência CF de Gonçalo Guedes, na estreia ao serviço da Juventus na Liga dos Campeões, a competição preferida do internacional português onde é rei e senhor. Um regresso especial depois da transferência do Real Madrid para o clube italiano no último defeso.

E nada melhor do que uma motivação acrescida para Ronaldo neste arranque. Lionel Messi fez ontem três golos frente ao PSV. Pela oitava vez na competição milionária, La Pulga fez um hat-trick na UEFA Champions League, isolando-se como recordista. Ronaldo tem sete. No total de golos na fase de grupos, Messi soma 63 contra 60 de Ronaldo que no total da competição, no entanto, ganha a Messi, com os 120 golos que leva na competição. Para além das cinco conquistas da Champions (uma com o Manchester United e quatro ao serviço do Real) contra quatro de Messi, todas pelo FC Barcelona. É, aliás, um dos "must" da Liga dos Campeões. Os dois maiores futebolistas desta geração degladiam-se época a época para saber quem marca mais na cpompetição milionária. Ronaldo lidera em termos absolutos com os tais 120 tentos contra os agora 103 de Messi.

No último domingo, no final do jogo com a UD Sassuolo, onde Ronaldo estreou-se a marcar na Liga Italiana, com um bis, o internacional português reveliou estar já focado no compromisso próximo para a Champions. "Agora começa a competição que eu mais gosto", afirmou Cristiano. O tema Ronaldo, aliás, não podia deixar de ser dominante nas conferências de imprensa de antevisão ao duelo desta noite por parte dos dois treinadores. Massimiliano Allegri admitiu que a chegada de Ronaldo aumentou as hipóteses da Juventus conquistar a Champions, mas lembrou que a equipa já era forte sem o português. "[Ronaldo] Aumentou a nossa autoestima, chegou à Juve o melhor do mundo, mas é preciso não esquecer que fomos a duas finais nos últimos quatro anos e a época passada fomos elimninados pelo campeão europeu com um golo aos 90+3'". Do outro lado, Marcelino Toral, treinador do Valência CF, revelou-se arrojado. "Já o defrontámos muitas vezes, já sofremos com ele, mas acrediamos na nossa organização defensiva. Vamos tentar que participe o menos possivel no jogo ofensivo".

Uma das vítimas preferidas de Ronaldo

O Valência CF que apadrinha este regresso de Ronaldo ao Mestalla ao serviço de uma equipa estrangeira é uma das vítimas prediletas do avançado português. Cristiano Ronaldo marcou 15 golos em 18 jogos diante da equipa che, durante as nove temporadas em que representou o Real Madrid, mas nenhum deles na Liga dos Campeões. Apenas por seis vezes, CR7 ficou em branco. No total, o português somou 10 vitórias, 6 empates e duas derrotas. No Mestalla, palco do jogo de logo, Ronaldo marcou 8 golos em 9 jogos e seis nos últimos quatro jogos.
É preciso recuar quase dez anos para encontrar o registo da última vez que Ronaldo jogou em solo espanhol envergando uma camisolaestrangeira. A 25 de novembro de 2008, CR7 empatou a zero no terreno do Villarreal CF, naquela que foi a última temporada com a camisola do Manchester United. Além deste jogo, disputou mais dois, e sempre com o empate como resultado final: com o Villarreal CF para a fase de grupos de 2005/06 e com o FC Barcelona para as meias-finais de 2007/08.

Uma queda para as estreias

As estreias de Ronaldo na Liga dos Campeões costumam resultar em golos do avançado agora da Juventus. Desde 2012 que marca sempre na primeira partida na prova milionária. Manchester City (1 golo, 2012), Galatasaray (3 golos, 2013), FC Basileia (1 golo, 2014), Shakhtar Donetsk (três golos, 2015), Sporting (1 golo, 2016) e APOEL Nicósia (2 golos, 2017). Segue-se o Valência CF que terá a missão de tentar estragar a festa ao internacional português que antes de viajar para Espanha deixou o recado. "Esta [Liga dos Campeões] é a competição que eu mais gosto".