Grande Futebol
O "Mundial das surpresas", das "rebeliões" e do VAR
2018-06-18 10:35:00
A reação da imprensa internacional a este domingo de Campeonato do Mundo

"Atrapalhou!", disse o jornal brasileiro 'Lance!' sobre o Brasil-Suíça que acabou o empate a um golo. Os sul-americanos queixam-se bastante da atuação do vídeo-árbitro, elemento que dizem não ter feito bem o seu trabalho. "Cadê o VAR? Brasil sai na frente, com golaço de Philippe Coutinho, mas cede empate para a Suíça após árbitro não marcar empurrão em Miranda. Neymar deixa jogo com dores, mas não preocupa", escreve o 'Lance!', que apelidou ainda o México de "zebra" depois de surpreender (e de que maneira) a Alemanha graças ao golo de Lozano.

Esse golo provocou a felicidade no México, com o diário 'Record' demonstrar isso mesmo. "México dá 'campanada' no Rússia 2018 com histórico triunfo contra a Alemanha", pode ler-se na versão online do jornal que não poupou as notícias e artigos sobre a partida deste domingo.

No 'AS', de Espanha, a manchete escolhida foi dedicada à Suíça e ao México. "Rebelião Mundial", escreveram, acrescentando que o "México tombou a Alemanha e a Suíça empatou com o Brasil um dia depois do Argentina-Islândia". Apesar de dar o maior espaço da primeira página a Alisson, guarda-redes da AS Roma que pode estar a caminho do Real Madrid, o jornal espanhol 'Marca' refere que o "México tomba o campeão" e que a "Suíça surpreende a 'canarinha'", ao passo que o "Mundo Deportivo", jornal mais ligado ao FC Barcelona, destacou o golo de Coutinho no empate do Brasil com os suíços. "Coutinhazo", pode ler-se, com a publicação a explicar ainda que a derrota da Alemanha com o México ficou "para a posteridade". O 'Sport' utilizou a mesma expressão: "Coutinhazo sem prémio" no "Mundial das surpresas".

Em França, Mesut Ozil (Alemanha) e Neymar (Brasil) fazem a primeira página. "Preocupem-se com os grandes", escreveu o 'L'Équipe'. "Os dois principais favoritos do Mundial sofreram na entrada na competição enquanto surge a possibilidade de uns oitavos-de-final entre eles", lembrou a publicação gaulesa.

Já em Itália, país que não se qualificou para o Mundial, fica a tristeza de não poder participar numa prova em que os maiores favoritos estão a tombar. "Alemanha KO com o México, Brasil parado pela Suíça. E nós a olhar...", diz a 'La Gazzetta dello Sport', ao passo que o 'Corriere dello Sport' também destacou os falhanços dos favoritos. "Clamoroso: o México bate o campeão do mundo da Alemanha (1-0) e a Suíça bloqueia Neymar (1-1). Depois dos empates de Argentina e Espanha, chegou o fracasso do Brasil e o KO alemão."