Grande Futebol
O futebol levou-o ao coma. O futebol trouxe-o à vida
2018-03-21 18:00:00
Jovem jogador, adepto do FC Barcelona, acordou com o hino do... Sevilha FC.

Francesc Peralta, jovem jogador espanhol, entrou em coma durante um jogo da sua equipa. Mais de duas semanas depois, acordou. E bastou, para isso, ouvir o hino do Sevilha FC. Não, não estamos a brincar. Este jovem acordou do coma a cantar o hino do clube andaluz, qual “Bela Adormecida” acordada por um beijo.

Um dia, Carlos Santana compôs uma música que dizia “Let the music set you free [Deixa que a música te liberte]”. Este rapaz espanhol parece ter levado muito a sério o conselho do famoso músico e guitarrista e deixou que a música o libertasse. A música e o futebol.

A música como beijo vital. Mãe, irmã e pai a cantar

Trocadilhos musicais à parte, esta história é muito mais do que música e muito mais do que futebol. É fazer depender a vida do desporto. Literalmente. Se, na “Bela Adormecida”, um beijo trouxe a princesa à vida, com Francesc Peralta foi a música que fez o serviço.

Poderá ter sido uma feliz coincidência? Claro que sim. Mas caramba: que a história é épica, lá isso é.

O episódio conta-se facilmente. Francesc Peralta, de 21 anos, estava a jogar pelo Mequineza frente ao Alfindén, em jogo dos distritais da zona de Aragão. Aos 21 minutos de jogo, um choque com um adversário atirou-o para o coma, depois de várias fraturas internas no crânio.

17 dias depois, acordou. Deixemos o relato com o pai de Peralta. “A mãe começou a cantar e, juntamente com a irmã dele, começámos os três a cantar. Ele acordou e acompanhou-nos. Depois, a namorada dele pôs o hino a tocar e ele cantou do princípio ao fim”, relata.

Adorar o Sevilha… como adepto do Barça

Os contornos únicos deste episódio não ficam por aqui. Segundo o jovem Peralta, o hino do Sevilha é ótimo, sim, mas o rapaz é… adepto do Barcelona. “O futebol é a minha vida e o hino do Sevilha é o que mais me agrada. Põe-me em pele de galinha. E atenção: eu sou do Barça. Mas este hino deixa-me louco”, confessa o jogador.

Em pele de galinha ficou também o Sevilha que, tanto oficialmente como através de Jesús Navas, desejou as melhoras ao rapaz. “Arrepiados!!! Mandamos-te muita força para a tua recuperação e, claro, estás convidado a ouvir o nosso hino no nosso estádio, quando recuperares”.

Fique com o tal hino do centenário do Sevilha.