Grande Futebol
O clube diferente que não precisa de convencer ninguém
2018-12-15 20:00:00
De Marcos e Balenziaga seguiram as pisadas de Muniain e renovaram contrato sem qualquer cláusula de rescisão

Depois de Munian, que renovou com o Athletic Bilbao num contrato sem precedentes na história do futebol mundial, chegou agora a vez Oscar de Marcos e Mikel Balenziaga seguirem as pisadas do camisola 10. Os dois jogadores renovaram com o clube do País Basco até junho de 2021 sem qualquer cláusula de rescisão. "O Athletic e os jogadores acordaram eliminar a possibilidade de resolver antecipadamente o contrato mediante o acionar de uma cláusula de rescisão", anunciou o histórico espanhol, através de um comunicado. Mais uma tremenda vitória para a comissão de gestão liderada pelo antigo jogador Urrutia, que tem como principal objetivo levar a bom termo o processo que levará o Athletic a eleições já no início do ano numa altura em que a equipa principal vive um momento complicado, ocupando o primeiro dos lugares que dá direito a despromoção no final da época, algo inédito na história do colosso basco.

A mística do Athletic, um dos símbolos maiores da causa basca, é reconhecida um pouco por toda a Europa. De Marcos, o jogador mais utilizado do plantel às ordens de Gaizka Garitano, que recentemente substituíu Eduardo Berizzo no comando técnico, sempre disse que não se vê com outra camisola vestida e Balenziaga já havia dito que não teria problemas em repetir o que Muniain havia feito. Afinal, como sublinha, o Athletic é um clube diferente que "não precisa de convencer ninguém."

"Quando cheguei ao Athletic desde logo que vi que era um clube diferente", lembra Balenziaga, de 30 anos, que começou nas camadas mais jovens da... Real Sociedad, sustentando: "Fazem as coisas de modo muito diferente ao dos outros clubes onde estive. Qunado voltei do Valhadolid demonstraram-me bem o que é o sentimento do Athletic e graças a elese ao que me inculcaram sou e vou ser sempre do Athletic. Para se ser do Athletic não há que convencer ninguém. Há que viver o clube e aqui fazêmo-lo todos os dias."

O momento que o clube vive, lutando arduamente pela continuidade no escalão maior do futebol espanhol não deixa de ser realçado pelos jogadores, que não viram a cara à luta e querm dar um passo em frente. "O Athletic nunca na sua história desceu de divisão e qulquer pessoa sabe que se algum dia isso acontecer ficará marcada", afirma De Marcos, reconhecendo a pressão. "É um peso que faz com que passemos por momentos de dúvida e ansiedade. Mas é agora o momento de ver gente com personalidade e dar o passo em frente de que o clube necessita."

De Marcos promete, neste contexto, dar tudo pelo Athletic no sentido de evitar aquilo que nunca aconteceu: a descida de divisão. "Todo o mundo sabia que os dois queríamos estar aqui e queremos continuar devolvendo ao clube tudo o que nos dá." "O importante é estar neste clube, continuar a prolongar o meu sonho e tratar de conquistar um título mais importante do que a Supertaça."

Ser campeão é assim o grande sonho de De Marcos. Algo que não será inédito, mas que não se afigura nada fácil em virtude da conjuntura vivida pela equipa basca. O Athletic é, no entanto, um dos dois únicos clubes que conseguiram ser campeões invictos na liga do país vizinho alcançando esta marca na temporada 1929/1930. Detém igualmente a maior goleada da história do campeonato (12-1 sobre o... FC Barcelona) e o segundo maior goleador da história da Liga (ultrapassado em 2014 por Lionel Messi), Telmo Zarra, que obteve 251 golos em 279 jogos.