Grande Futebol
“O adiamento do Euro2020 está em cima da mesa”, diz presidente da SIGA
2020-03-13 15:00:00
Emanuel Medeiros reuniu-se esta semana com Aleksander Ceferin

Numa altura em que a UEFA, organismo que tutela o futebol europeu, suspendeu os próximos jogos da Liga dos Campeões e da Liga Europa, o futuro de competições futuras pode estar em risco.

Emanuel Medeiros, presidente executivo da Sport Integrity Global Alliance (SIGA), reuniu-se com Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, e admite que o adiamento do Europeu é uma possibilidade a ter em conta.

“É um cenário em cima da mesa e a decisão que irá ser tomada. Se for nesse sentido, ninguém o desejará, mas, se tiver que ser, há valores mais relevantes e todos temos que ter a compreensão para estas coisas”, afirmou Emanuel Medeiros em entrevista à Rádio Renascença.

Em todo este processo, o presidente da SIGA deixou elogios à forma como Ceferin tem tratado estes dossiers, assumindo que as ideias propostas pelo líder da UEFA são válidas.

“Admiro a coragem e determinação com que o Aleksander Ceferin tem enfrentado este desafio. Tive a oportunidade de lhe dizer que nenhum presidente de uma organização a nível internacional enfrentou um desafio tão exigente como este”, comentou.

Com a suspensão de mais de trinta campeonatos a nível europeu, incluindo em Portugal, na passada quinta-feira, Emanuel Medeiros destaca que o mundo do futebol está a ter a coragem que se exige.

“Estamos perante uma situação excecional, sem precedentes que diz respeito a todos e que convoca todos para participar numa solução coletiva. É um momento decisivo. A palavra que se impõe é coragem a todas as organizações desportivas”, indicou.

Ao mesmo tempo, o presidente assegura que, apesar de o futebol dar entretenimento às pessoas, valores como a sobrevivência e a saúde não podem ser postos de parte.

O Euro2020, competição no qual Portugal vai defender a vitória conquistada em 2016, em França, tem início marcado para dia 12 de junho.