Grande Futebol
Nunca se tinha visto alguém tão jovem brilhar tanto como Mbappé
Luís Santos Castelo
2017-12-06 18:30:00
Jovem avançado gaulês tem apenas 18 anos e já marcou dez golos na Liga dos Campeões

O Paris Saint-Germain saiu derrotado do embate com o Bayern Munique (3-1), na Allianz Arena, mas um dos seus jogadores atingiu uma marca notável e entrou para a história do futebol europeu. Kylian Mbappé, autor do golo francês, faturou pela décima vez na carreira na Liga dos Campeões e passou a ser o mais jovem de sempre a cumprir tal feito.

Com apenas 18 anos (completa 19 ainda este mês), Mbappé juntou os quatro golos que apontou nesta fase de grupos da competição aos seis golos que já tinha à partida para 2017/18. A estreia a marcar aconteceu na temporada passada, aquando da derrota do AS Mónaco por 5-3 na casa do Manchester City. A partir daí, nada parou o goleador: cinco golos nos cinco jogos que fez até ao final da campanha monegasca na maior prova de clubes da UEFA.

Este ano, para além do golo ao Bayern Munique, o companheiro de Cavani, Neymar e companhia marcou nos dois jogos contra o Celtic e na goleada imposta pelos parisienses na casa do Anderlecht (4-0).

Jogadores mais jovens de sempre a chegar aos dez golos na Liga dos Campeões e os respetivos clubes onde o fizeram

1º - Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain) - 18 anos, 11 meses e 15 dias
2º - Karim Benzema (Olympique Lyon) - 20 anos, 10 meses e 2 dias
3º - Saviola (FC Barcelona) - 21 anos e 3 meses
4º - Lionel Messi (FC Barcelona) - 21 anos, 3 meses e 7 dias
5º - Raúl (Real Madrid) - 21 anos, 3 meses e 24 dias

Mbappé está acompanhado por nomes de grande relevo. Um deles, Messi, é uma das principais estrelas do futebol internacional, tendo conquistado cinco prémios de melhor jogador do planeta (2009, 2010, 2011, 2012 e 2015) e precisou de mais dois anos e meio que o francês para chegar aos dez golos na Liga dos Campeões. Outro, Raúl, é um dos mais lendários jogadores do Real Madrid e precisou (sensivelmente) do mesmo tempo que Messi para as duas mãos cheias na liga milionária.

Os restantes ilustres que integram a lista tiveram carreiras diferentes mas ambos eram considerados o futuro do futebol com a idade em que marcaram dez golos na Liga dos Campeões. Benzema, o detentor do recorde até esta terça-feira, foi-se formando num dos melhores pontas-de-lança do futebol internacional, consolidando esse estatuto ao longo das temporadas em que está ao serviço do Real Madrid. Por fim, Saviola, antigo jogador do Benfica e que nunca rendeu aquilo que se esperava dele, apesar de ter jogado nos dois gigantes de Espanha.

Contudo, nenhum deles começou a brilhar tão alto na Liga dos Campeões como Mbappé, um adolescente que já movimenta centenas de milhões de euros e foi figura importante na conquista da Liga Francesa de 2016/17 ao serviço do AS Mónaco. A continuar neste ritmo alucinante, o avançado não vai demorar muito a atingir o nível dos outros jogadores citados acima - se é que já não o fez.

Sê o primeiro a comentar: