Grande Futebol
Ntcham: médio com golo e um historial peculiar com Portugal e as autoridades
2018-08-14 15:45:00
Apontado ao FC Porto, Olivier Ntcham foi campeão pelo Celtic na época passada e tem 'escola' futebolística do Man. City.

Olivier Ntcham está a ser apontado ao FC Porto, com a imprensa francesa e a portuguesa a darem conta do suposto interesse de Sérgio Conceição em assegurar a contratação do médio francês de 22 anos que joga no Celtic. A Rádio Monte Carlo foi a primeira a avançar com o interesse, com a imprensa desportiva nacional a dar depois o devido eco à situação. Com passagem pelas camadas jovens do Manchester City, os primeiros passos do gaulês no futebol sénior foram dados em Itália, mais precisamente com a camisola do Génova CFC. Campeão escocês em 2017/18, Ntcham também já fez correr tinta por aquilo que faz fora das quatro linhas, principalmente por conduzir sem licença e até já foi apanhado pela polícia com carta de condução falsificada e com Portugal metido ao barulho.

Antes de rumar ao Celtic, a troco de cinco milhões de euros no último verão, Ntcham estava no Manchester City desde 2012 e foi um dos principais destaques nos vários escalões das camadas jovens dos citizens, mas nunca chegou a somar minutos pela equipa principal. Em 2015/16 e na temporada seguinte a essa, o médio francês esteve por empréstimo no Génova CFC, com 18 jogos realizados na primeira passagem e 23 na segunda. Foi precisamente em Itália que teve lugar o episódio que pode ser considerado como o mais caricato da carreira do gaulês até agora.

Segundo relata a imprensa italiana e francesa, Ntcham já foi apanhado pela polícia a conduzir sem carta… mais do que uma vez. Quando estava em Itália, a situação aconteceu em cinco ocasiões ao jogador francês. No entanto, o momento mais bizarro e que envolve Portugal teve lugar em França. Ntcham foi igualmente apanhado a conduzir ilegalmente pelas autoridades do país gaulês, mas dessa feita com uma carta de condução portuguesa… falsa, claro está. Entretanto, Ntcham já conduz legalmente, mas viu-se recentemente envolvido num acidente de viação na Escócia e o caso foi dado ao procurador fiscal.

No que diz respeito àquilo que poderá oferecer ao FC Porto dentro das quatro linhas, em caso de ida para o Dragão, Ntcham é um médio com faro de golo. Na temporada passada, o centrocampista francês de 22 anos fez balançar as redes da baliza adversária por nove vezes em 48 jogos. De facto, foi precisamente em 2017/18 que Ntcham parece ter descoberto a sua veia goleadora, pese embora o facto de ter apontado sete golos em 26 encontros pelos sub-21 do Manchester City na época 2014/15. Aliado a isso, o gaulês junta a qualidade de transporte que advém do facto de ser um ‘box-to-box’, a capacidade física e velocidade.

Ntcham deu nas vistas nas camadas jovens do Le Havre e despertou a atenção do Manchester City, que avançou para a contratação do jovem médio em 2012. Nas camadas jovens dos citizens, Ntcham foi colega de equipa do internacional português Rony Lopes, antes do criativo deixar Inglaterra para rumar ao AS Mónaco a título definitivo em 2015. Ntcham passou pelos vários escalões jovens do Manchester City, intercalando entre os sub-18, sub-19 e sub-21 e também tem história de seleção. Embora ainda não tenha somado qualquer internacionalização pela seleção A da França, o médio já passou pelos sub-21, sub-20 e sub-19 gauleses.

Campeão pelo Celtic na temporada passada, Ntcham poderá representar uma baixa fundamental para a equipa escocesa, em caso de saída, e até já há quem apresente razões pelas quais o clube não deve transferir o médio francês. Foi o caso do ‘HITC Sport’, website de informação desportiva, que salientou o facto de Ntcham “ainda ir melhorar com o tempo”, pois tem somente 22 anos, representar “golos do meio-campo” para o Celtic, sendo tremenda influência nos dois lados do relvado, e poderá ser o foco de um “mercado de transferências complicado” para a equipa escocesa. Sem certezas sobre a proposta do FC Porto e o futuro de Ntcham, tanto a imprensa desportiva portuguesa como francesa avançam que a presença do Celtic na fase de grupos da Liga dos Campeões (atualmente disputa a terceira pré-eliminatória contra o AEK) poderá ditar o desfecho da situação.