Grande Futebol
Nasceu uma nova força ofensiva em Lyon e o futebol francês já está em alerta
2017-11-09 10:20:00
Fékir, Depay e Mariano. Ao acrescentar Traoré a estes registos exímios de golo, obtém-se uma força a ter em conta.

Está a nascer em Lyon uma frente ofensiva que começa a dar que falar e a deixar de sobreaviso não apenas o futebol francês, mas toda a Europa do desporto rei. O início desta época tem testemunhado a ascensão de uma nova força goleadora na Liga gaulesa, mais precisamente no Olympique Lyon. Nabil Fékir, Memphis Depay e Mariano Díaz são os jogadores do momento no clube, com o acréscimo de um irreverente Bertrand Traoré, que tem sido o principal auxílio de um trio que tem “arrasado” muitas das defesas adversárias que tem enfrentado.

Para toda a tese assinalada, é necessário que hajam dados que a suportem. Neste caso, os números não mentem. Fékir, Depay e Mariano somam, conjuntamente, 29 golos marcados em 2017/18, sendo que o Olympique Lyon já realizou 16 partidas durante esta temporada. Para ser percetível o impacto que esta veia finalizadora está a ter, centremo-nos somente na Liga Francesa. São já 26 os golos que somam no campeonato, marca que se superioriza à da junção de Cavani, Neymar e Mbappé (24 golos na Ligue 1, conjuntamente). Porém, contrariamente aos adversários de Paris, os jogadores em destaque em Lyon foram adquiridos praticamente a “preço de saldo”.

O Olympique Lyon conseguiu várias cartadas de mestre aquando das contratações de Depay, Mariano Díaz e até de Bertrand Traoré (seis golos em 16 jogos na temporada). No que diz respeito ao internacional holandês, que foi destes jogadores aquele cuja transferência mais dinheiro custou, a turma de Lyon desembolsou 16 milhões de euros para assegurar o passe do atacante ao Manchester United, em janeiro deste ano. Um valor que pode ser descrito como um bom negócio, tendo em conta que os “red devils” tinham pago 34 milhões de euros para contratarem Depay ao PSV em julho de 2015. Quanto a Mariano Díaz, o jovem formado no Real Madrid trocou a capital espanhola pelo futebol gaulês a troco de oito milhões de euros e os números que tem vindo a demonstrar (nove golos em 12 jogos na Liga Francesa) deixam “água na boca” dos adeptos do clube. Bertrand Traoré, por seu turno, foi contratado ao Chelsea, neste verão, por 10 milhões de euros, após uma época de elevado rendimento na Holanda, ao serviço do Ajax.

Por fim, chegamos ao “mago” e principal figura desta nova geração do Olympique Lyon. Um “miúdo” da casa, que foi formado do clube e passou pelas várias camadas jovens dos “les gones”. Nabil Fékir já leva algumas épocas ao serviço da equipa principal de Lyon, mas ainda não tinha registado um começo de temporada como aquele que está a evidenciar em 2017/18. 12 golos e três assistências em 15 jogos: é este o saldo que o internacional francês apresenta neste início de época, números que não têm deixado ninguém indiferente no futebol europeu, pelo que, como seria de esperar, já é falado o interesse de “colossos” do desporto rei no playmaker de 24 anos. E o próprio Fékir já reagiu a isso mesmo, colocando de parte uma possível ida para o rival Paris Saint-Germain. “Quando és de Lyon, o único clube francês que te interesse é o Olympique Lyon”, referiu ao “Le Parisien”, dando conta de que tem preferência por uma futura passagem por Espanha e Inglaterra.

Apoiada por um meio-campo reforçado defensivamente com as presenças de Lucas Tousart e Houssem Aouar, esta frente ofensiva do Olympique Lyon promete estar para ficar e deixar marca no futebol francês. Fékir, Depay e Mariano, conjuntamente com Traoré, têm tido um papel fundamental na senda goleadora que a equipa atravessa, já com 39 golos marcados em 16 compromissos disputados. Além disso, foram já oito os jogos em que a turma de Bruno Genésio apontou três ou mais golos. A última vez foi precisamente a 5 de novembro, na goleada por 5-0 imposta ao Saint-Étienne. Para que tenha bem noção do que se fala aqui, os marcadores dos golos dessa partida foram: Fékir (bis), Depay, Mariano e Traoré.