Grande Futebol
Na Holanda, as receitas da UEFA serão divididas por todos os clubes
2019-04-24 14:40:00
Medida aprovada pelos clubes holandeses vai também beneficiar emblemas do segundo escalão

Os clubes holandeses chegaram a acordo no sentido de dividirem por todos os outros emblemas os lucros arrecadados com a participação nas provas da UEFA. A ideia passa por permitir a todos os emblemas, mesmo aqueles que nunca participaram nas competições europeias, obter uma receita extra para potenciar as suas condições.

Numa espécie de 'um por todos e todos por um', os emblemas da Holanda reuniram e entenderam que, mesmo as equipas do campeonato holandês, têm direito a cinco por cento dos lucros que os emblemas holandeses façam na fase de grupos das provas da UEFA (Champions e Liga Europa).

Além disso, segundo o CIES Sports Intelligence (Observatório do Futebol), os emblemas da Eredivisie vão ter direito a 3,75 por cento do que as equipas da Holanda arrecadem nas fases a eliminar, depois da fase de grupos.

No que a estes valores diz respeito, os emblemas da Eredivisie vão ter direito a 85 por cento, sendo que os restantes 15 destinam-se aos clubes da Segunda Liga, que não são esquecidos nesta distribuição de receitas.

Os clubes que vão receber estas verbas ficam, por seu lado, obrigados a terem um plano de formação de jovens jogadores. Além disso, são encorajados a alterarem os relvados sintéticos por naturais ou híbridos.

Também a partir da época 2020/21, cinco por cento das receitas televisivas vão ser distribuídos por todos os outros clubes.