Grande Futebol
Minamino: o 'Nakajima' da Liga Austríaca que se deu a conhecer à Europa
2018-11-09 16:15:00
Aos 23 anos, o avançado japonês é cada vez mais uma referência do Red Bull Salzburgo

Um dos maiores destaques da última jornada da fase de grupos da Liga Europa era praticamente um desconhecido para os adeptos portugueses até esta quinta-feira. Takumi Minamino foi o maior responsável pelo triunfo dos austríacos do Red Bull Salzburgo em casa dos noruegueses do Rosenborg por 5-2 ao apontar um hat-trick na primeira parte e confirmou que é mais um dos jovens talentos que o Japão tem produzido nos últimos anos. Nascido em 1995 (23 anos), Minamino não deve demorar muito tempo a sair da Áustria para reforçar um clube e um campeonato de maior dimensão.

Tinha apenas 17 anos quando se estreou na Liga Japonesa ao serviço do Cerezo Osaka. Ficou no emblema nipónico até 2014 e jogou ao lado de craques como Diego Forlán ou Cacau, tendo sido contratado pelo Red Bull Salzburgo no mercado de inverno de 2014/15. Ganhou espaço imediatamente e começou a ser aposta do técnico Adi Hutter. Estreou-se no campeonato, na Liga Europa e marcou os primeiros golos num triunfo por 4-1 em casa do Admira Wacker. Na primeira meia-temporada na Europa, Minamino realizou 16 partidas (onze como titular, marcou três golos e venceu a Liga, o que não deixa de ser bastante positivo para um jogador de 20 anos proveniente de um futebol e uma cultura completamente distintos.

Minamino sob a pressão de Sebastián Coates num Japão-Uruguai (Franck Robichon/EPA)

2015/16 foi uma época de afirmação e confirmação para Takumi Minamino. Tornou-se uma peça cada vez mais importante para o Red Bull Salzburgo, estreou-se pela seleção nacional do Japão e foi o quinto melhor marcador do campeonato da Áustria ao faturar dez vezes na competição (onze em todas as provas). 2016/17 passou com menos tempo de jogo para Minamino - mas com um bom registo de onze golos em apenas 25 jogos - e 2017/18 foi marcante para o japonês e para o Red Bull Salzburgo.

O clube voltou a vencer a Liga, chegou à final da Taça e teve a melhor campanha europeia da história ao chegar às meias-finais da Liga Europa. Para além de ter vencido um grupo com Vitória de Guimarães, Olympique Marselha e Konyaspor, a equipa eliminou Real Sociedad, Borussia Dortmund e Lazio. Nas meias-finais, o Red Bull Salzburgo voltou a encontrar o Olympique Marselha, mas desta vez não bateu os franceses e foi mesmo eliminado graças a um golo de... Rolando no prolongamento. O papel de Takumi Minamino na excelente temporada do Red Bull Salzburgo foi essencial, com o avançado a somar 44 partidas e onze golos.

O crescimento de Minamino não passou despercebido ao selecionador japonês. Depois de não ir à equipa nacional desde 2015, voltou a ser chamado em setembro passado e a resposta foi imediata: quatro golos nos últimos três encontros pelo Japão, incluindo um bis no triunfo por 4-3 sobre o Uruguai de Cavani, Diego Godín ou Sebastán Coates. Pelo Red Bull Salzburgo, leva já sete golos nos 18 jogos realizados em 2018/19. O hat-trick contra o Rosenborg foi mais uma prova da qualidade de Takumi Minamino, que assim passou a ser o primeiro jogador asiático a apontar três golos no mesmo jogo na Liga Europa.

Sê o primeiro a comentar: