Grande Futebol
Miguel Almirón é um "número 10 atípico" porque joga muito e corre atrás da bola
2018-10-08 18:00:00
Em Inglaterra diz-se que há muito interesse de clubes da Premier League em contratar este médio adorado por Tata Martino

As últimas notícias vindas da MLS dão conta de uma possível transferência de Miguel Almirón para a Premier League. Diz-se também em Londres que Unai Emery alertou os responsáveis do Arsenal para as qualidades do jovem paraguaio e que estes estão dispostos a chegar aos 20 milhões de euros para contarem com o futebolista do Atlanta United já em janeiro.

Mas quem é Miguel Almirón?

"É um número 10 atípico". Quem o diz é Gerardo "Tata" Martino, treinador de Almirón no Atlanta United, equipa que lidera a liga norte-americana, que acrescentou: "O Miguel [Almirón] é um jogador de grande compromisso com a equipa. E falo da disponibilidade que ele demonstra em recuperar a bola, pressionar, é um jogador que está sempre a trabalhar em prol da equipa."

Mas não foi apenas o compromisso e a garra de Almirón que convenceram os responsáveis pelo Atlanta United a pagar cerca de oito milhões de euros, em dezembro de 2016, ao Cerro Porteño do Paraguai. O jovem é um médio ofensivo que tem faro pelo golo e uma excelente visão de jogo, o que, aliado a uma técnica acima da média, fazem dele um assistente nato. Não raras são as vezes que deixa os colegas na cara do golo com passes que abrem as defesas contrárias.

Miguel Almirón a festejar mais um golo com a camisola do Atlanta United. Foto: Facebook/Atlanta United

"Eu explico porque é que ele não é um típico número 10", voltou Tata Martino ao assunto. "Porque ele dá-te tudo o que um número 10 dá e ainda é capaz de recuperar bolas como se fosse um médio defensivo. Por isso, é do tipo de jogador que está sempre presente no jogo mesmo quando a tua equipa não está a conseguir dominar a partida em termos ofensivos. É muito raro o jogo em que ele se esconde", atirou.

Vistas bem as coisas, MIguel Almirón pode ser o tipo de jogador que encaixaria que nem uma luva no meio-campo do Arsenal de Unai Emery. De acordo com as notícias que chegam dos dois lados do Atlântico, a equipa londrina está mesmo interessada em contratar o futebolista e para isso estão dispostos a pagar uma quantia a rondar os 20 milhões de euros.

Miguel Almirón começou a aventura do pontapé na bola em 2008 com a cores do Cerro Porteño, do seu Paraguai natal. Cinco anos depois estreava-se como profissional e fez parte da equipa do Cerro Porteño que conquistou o Torneio Clausura de 2013. Depois de dois anos a brilhar nos torneios paraguaios, Almirón mudou-se para a Argentina onde representou o Lanús e foi campeão argentino em 2016.

As participações decisivas em jogos importantes enquanto jogador do Lanús convenceram os responsáveis pelo Atlanta United a abrirem os cordões à bolsa para pagar oito milhões de euros pelos serviços de Almirón, em dezembro de 2016. Nos EUA apressou-se a ser uma das figuras da equipa de Atlanta ao marcar nove golos na primeira temporada na MLS.

Esta temporada já leva 12 golos e soma mais 13 assistências para golos, tornando-se num dos pilares do Atlanta United, líder da liga norte-americana. Miguel Almirón conta já com 12 internacionalizações pela seleção do Paraguai e participou na Copa América Centenário e na fase de qualificação para o Mundial de 2018.

Um jogador para seguir com atenção.