Grande Futebol
Metade das derrotas do Benfica na Champions foram com Vieira
2019-11-06 10:35:00
Análise à carreira das águias desde que Vieira assumiu os destinos do clube em 2003

"Queremos chegar a uma final da Liga dos Campeões e vamos ter essa equipa para lutar numa final", disse Luís Filipe Vieira em entrevista à 'TVI', em setembro. E a verdade é que muito se tem dito e escrito sobre a dimensão europeia, ou não, do Benfica, o projeto europeu de Vieira e o sonho da conquista da Champions com os miúdos do Seixal. O Bancada entrou no campo dos números e fez uma análise aprofundada das águias na prova dos milhões desde que Vieira assumiu os destinos do Benfica, em 2003.

Importa, desde já, deixar claro que Luís Filipe Vieira leva já 16 anos de liderança do clube. Logo, tem mais jogos, situação que necessariamente implica que possa ganhar mais, empatar mais mas também perder mais do que se a sua liderança fosse mais reduzida no tempo. 

Feito esse ponto prévio, é de realçar também que nos anos 90, o Benfica viveu um jejum prolongado de participações na principal montra e, desde a final perdida perante o Milan, em 1990, na Áustria, o clube contabilizou três idas à Champions até Vieira chegar à liderança dos benfiquistas.

Nesse período temporal, o pecúlio vermelho e branco foi de uma ida aos quartos de final (1994/95) e duas fases de grupos (1991/92 e 1998/99) nas tais três participações entre a final e a chegada de Vieira à cúpula encarnada.

Ora, como diz o povo no alto da sua sabedoria popular "quem anda à chuva molha-se", que é como quem diz, o Benfica perde porque participa, pois se não fosse à Champions, não perdia, mas a verdade é que tem averbado várias derrotas consecutivas nos últimos anos, sobretudo na 'negra' época 2017/18 em que perdeu todos os jogos que fez.

Das 81 derrotas totais que já tem no seu historial na prova (contando já com as três averbadas com esta edição ainda a decorrer), o Benfica somou 41 derrotas na liderança de Vieira. Até o atual líder chegar à presidência, o Benfica tinha 40 derrotas na Champions e em 16 anos já ultrapassou esse registo negativo.

Com um total de 238 jogos já realizados na principal montra do futebol europeu, o Benfica tem 104 vitórias, 53 empates e as tais 81 derrotas, sendo que 31 foram as vitórias sob a liderança de Vieira e 18 empates.

Desde que Luís Filipe Vieira foi eleito presidente dos encarnados, as águias estiveram em 13 edições da Liga milionária (contabilizando já a desta temporada).

Deixando de parte esta edição, onde o desfecho é ainda uma incógnita, é possível verificar que os benfiquistas nunca foram além dos quartos de final, fase da prova que atingiram por três ocasiões, desde que Vieira comanda o clube. Essas idas aos 'quartos' foram atingidas nas épocas 2005/06; 2011/12 e 2015/16. Por uma vez foram aos oitavos de final - na época 2016/17.

Nas 12 temporadas de Champions já realizadas pelo Benfica com Vieira como presidente, por oito vezes o clube da Luz não ultrapassou a fase de grupos.