Grande Futebol
Luka Jovic: da noitade que o tramou no Benfica à 'manita' no Eintracht Frankfurt
2018-10-20 18:00:00
Em menos de um ano, Jovic passou de não utilizado no Benfica a revelação na Bundesliga ao serviço do Eintracht Frankfurt

Veio Seferovic, saiu Luka Jovic. No último defeso, o Benfica definiu prioridades. Contratou o avançado suíço ao Eintracht Frankfurt e em sentido contrário emprestou o sérvio ao clube alemão para as próximas duas temporadas, com opção de compra no final do empréstimo. Este sábado, Jovic viveu o melhor momento da ainda curta carreira e ganha cada vez mais estatuto na Bundesliga. O avançado sérvio marcou cinco golos no período de 45 minutos, no triunfo por 7-1 sobre o Fortuna Düsseldorf, em jogo da 8ª jornada da Bundesliga. Com a manita, Jovic não só se colocou como o melhor marcador da Bundesliga com sete remates certeiros, como tornou-se no mais jovem de sempre a marcar cinco golos no campeonato alemão e também o primeiro jogador do Eintracht a consegui-lo, segundo a Opta, especialista em dados estatísticos. Da noitade que o tramou no Benfica à 'manita' no Eintracht Frankfurt este é o percurso de Jovic que o clube da Luz já não deverá recuperar.

Fredi Bobic, diretor desportivo do Eintracht Frankfurt, assegura que o clube alemão vai comprar Luka Jovic ao Benfica. "Temos uma opção de compra, pelo que não precisamos de nos preocupar", afirmou o antigo avançado à rádio FFH, acrescentando que isso acontecerá "num futuro próximo, com certeza". Jovic, de 20 anos, cumpre a segunda época de empréstimo do Benfica no Eintracht, somando quatro golos em nove jogos. De resto, o internacional sérvio marcou nos últimos três desafios. A opção de compra, dizem, é de 12 milhões de euros.

Jovic chegou ao Benfica em 2015 com 18 anos, proveniente do Estrela Vermelha onde fez o percurso todo nos escalões de formação do clube sérvio, e não conseguiu encontrar espaço na equipa da Luz. Somou apenas quatro jogos na equipa principal, e não fez nenhum golo. Na equipa B somou 17 partidas e quatro golos. "O nível do futebol alemão não é comparável ao de Portugal. Sinto uma enorme expetativa e estou extremamente grato ao Eintracht por permitir-me dar este passo", disse o jovem sérvio aquando da cedência ao Eintracht Frankfurt, ao site do clube.

O próprio Luka Jovic já admitiu, no entanto, mea culpa pela sua não afirmação no Benfica e confessou uma noitada que o tramou. "Não tive um comportamento profissional. Sentia saudades do meu país e cometi erros graves", afirmou Luka Jovic, em entrevista ao Mozzart Sport, site sérvio.
"A certa altura o Mitroglou estava em má forma e o Jiménez lesionado. Tinha feito golos na equipa B e fiz a melhor semana de treinos na equipa principal. Marquei golos e a dois dias do jogo, o treinador colocou-me a treinar entre os titulares. O Mitroglou estava nervoso, ouvi-o dizer palavrões em grego. No final do treino o Rui Costa disse que tinha de manter aquele nível. Contudo, decidi ir até à Baixa de Lisboa e só vim embora depois da meia-noite. Os responsáveis do Benfica viram-me e, claro, não fui convocado", relatou o avançado sérvio sobre uma noitada que o tramou.

"A competição interna era muito elevada. As opções ofensivas eram Mitroglou, Jonas e Raúl Jiménez, mas não tive hipóteses devido aos meus próprios erros. Não estava nos meus planos deixar o Estrela Vermelha muito cedo. Não foi fácil, não está mentalmente preparado. Penso que nem mesmo jogadores mais experientes teriam hipóteses de jogar. Mitroglou marcou em praticamente todos os jogos. E, quando ele não marcava, havia ainda o Jiménez. Foi um período difícil", explicou Jovic que este sábado viveu um momento histórico para mais tarde recordar.

Veja o primeiro golo de Luka Jovic: