Grande Futebol
Lucas João: Uma aventura para continuar após viagem pela melhor fase da carreira
2018-08-23 11:00:00
Lucas João prolongou o seu contrato com o Sheffield Wednesday onde atravessa a melhor fase da carreira.

Estes não são tempos fáceis para o Sheffield Wednesday. Depois de duas temporadas sob o comando de Carlos Carvalhal com chegadas ao play-off de promoção à Premier League, desde a saída do técnico português que o clube caiu às profundezas da segunda divisão inglesa, competição que disputa em 2018/19 pela sétima temporada consecutiva. Desde 2000 que o Sheffield Wednesday não compete junto da elite do futebol inglês e o futuro não parece ser o mais risonho. Já escrevemos sobre isso, aliás. Hoje, o Sheffield Wednesday é uma equipa menos portuguesa do que já foi há pouco tempo mas há um homem que é certo que por lá ficará nos próximos tempos: Lucas João.


"Continuo sem estar convencido com Lucas João quando todos os jogadores estão disponíveis. Não entrava no meu onze titular"

"Lucas João assinou um novo contrato. Definitivamente vai ser o melhor marcador da League One na próxima época"

"Lucas João assinou um contrato de dois anos com o Wednesday. Um raro momento de boas notícias durante um verão horrível para o clube. Agora é assinar com Barry Bannan"

"Definitivamente aprovo a renovação de Lucas João até 2021. MAS TEM de compensar durante esse período. Continuamos a falar de potencial e ele tem praticamente 25 anos. Tem muito para oferecer e é tempo disso"

"O problema da renovação do Lucas João é que debaixo das regras do clube a seguir a uma boa notícia vêm duas más de seguida"

"Lucas João precisa de ser emprestado a um clube da League One"

"Pessoalmente estou muito feliz pela renovação de Lucas João. É um jogador de qualidade, mas já não é novo como muitos continuamos a pensar e é altura de justificar um lugar na primeira equipa"

A cumprir a quarta temporada ao serviço do Sheffield Wednesday, Lucas João renovou hoje contrato com o emblema inglês. Foi, aliás, ao serviço dos Owls que em 2015 o avançado nascido em Luanda, mas formado no Beira-Mar Almada, chegou à seleção nacional participando nos amigáveis de novembro perante Luxemburgo e a Rússia. Frente ao Luxemburgo jogou mesmo 80 minutos num encontro em que foi titular na equipa de Fernando Santos. Lucas João dava os primeiros passos ao serviço do Wednesday e desde então são já 95 encontros que o avançado internacional português efetuou ao serviço dos Owls, que coloriu com 18 golos e 13 assistências apenas intercalados por um empréstimo de seis meses no Blackburn Rovers em 2016/17.

Depois de chegar ao Sheffield Wednesday pela mão de Carlos Carvalhal em julho de 2015, deixando o Nacional a troco de praticamente três milhões de Euros, Lucas João, que terminava contrato com o Wednesday no final desta temporada, ficou agora ligado ao clube até ao fim da época 2020/21. As reacções à renovação de Lucas João dividem-se nas redes sociais, ele que até teve na temporada passada uma das melhores da carreira com nove golos e quatro assistências em trinta jogos, praticamente todos eles num 2018 de especial fulgor.

Desde fevereiro que Lucas João atravessa uma das melhores fases da carreira tendo sido determinante na luta pela manutenção da equipa do Wednesday na temporada passada marcada por uma grave crise de lesões que o clube atravessou. Desde fevereiro que Lucas João regista sete golos e cinco assistências em 17 jogos, incluindo já uma assistência nos 29 minutos que disputou na primeira jornada da temporada atravessando por esta altura alguns problemas físicos que o vão retirando das contas de Jos Luhukay, registos que valeram mesmo a Lucas João a distinção de melhor jogador do clube no mês de fevereiro, votação levada a cargo pelos fãs do clube de Sheffield.

Apesar de não ser propriamente um herói de culto em Hillsborough, a renovação de Lucas João foi vista com felicidade por parte da maioria dos adeptos do Sheffield Wednesday presentes nas redes sociais do clube inglês que ainda reconhecem um grande potencial por explorar em Lucas João. Afinal, o avançado internacional português tem, ainda, apenas 24 anos.