Grande Futebol
La Masia tem vindo a perder gás, mas já há sinais de retoma
2018-12-03 19:00:00
Carles Aleñà pode vir a ser o primeiro passo para a retoma de jogadores da formação às principais escolhas no Barcelona.

La Masia, academia do FC Barcelona, tem vindo a perder preponderância na equipa principal dos catalães. Longe vão os tempos em que Xavi e Iniesta - duas figuras daquilo que a formação dos blaugrana preconiza - pautavam o futebol do emblema da cidade condal. Messi, Busquets e Piqué são os ‘resistentes’ no onze habitual que fizeram a formação com a camisola do Barça, mas há quem ainda tenha a esperança de retoma para La Masia. Entre nomes como Riqui Puig e Xavi Simons, apontados a um futuro brilhante, Carles Aleña começa a ganhar espaço entre os comandados de Ernesto Valverde e já foi decisivo.

Neste domingo passado, o Barcelona venceu o Villarreal CF por 2-0, em jogo a contar para a Liga Espanhola. Até aqui, tudo normal. Porém, o golo que deu descanso aos adeptos catalães e que assegurou os três pontos teve a autoria de Aleñà, jovem médio de 20 anos formado no emblema da cidade condal. Bastaram 20 minutos em campo para o produto de La Masia fazer a diferença. Esta foi a terceira vez em que foi lançado em jogo por Valverde nesta temporada. Aleña também já tinha atuado outros 21 minutos no campeonato do país vizinho, contra o Betis, a 11 de novembro, no desaire por 4-3, e fez 57 minutos para a Taça do Rei, na vitória por 1-0 perante o Cultural Leonesa.

Por terras catalãs, destaca-se a “confiança” que Aleñà demonstrou dentro das quatro linhas no domingo, seja nas principais publicações desportivas da região, ou até mesmo em blogs afetos aos adeptos do clube. Nesta época, tem sido assídua a presença do médio na equipa principal, mas tem sido no conjunto secundário que mais minutos tem somado. Aleña já disputou oito encontros na Segunda Divisão B espanhola, onde soma três golos. Internacional Sub-19 pelo país vizinho, já na temporada passada Aleñà tinha realizado a estreia entre os craques do Barça.

Nas palavras do próprio jogador, o objetivo é “dar uma dor de cabeça” a Ernesto Valverde, mas uma daquelas que todos os técnicos apreciam ter. “Fazer tudo bem e dar uma dor de cabeça ao treinador no que toca a escolher a equipa. Sei que estou bem e agora tenho de aproveitar ao máximo as oportunidades que surgem no meu caminho”, referiu o jogador após o golo marcado ao Villarreal, em declarações reproduzidas pelo diário catalão ‘Sport’. Em bom português, Nélson Semedo elogiou o colega de equipa na sequência da partida. “O Aleñà é um grande jogador e aproveitou a oportunidade também. Dou-lhe os parabéns, porque é um grande jogador e trabalha muito”, reforçou o lateral do Barcelona. Será que a retoma qualitativa de La Masia à equipa principal do Barça passa, primeiramente, pelos pés de Carles Aleñà? É caso para ver.