Grande Futebol
Jorginho, o 'Pirlo' de Maurizio Sarri que é maestro no futebol do Chelsea
2018-09-24 19:00:00
Jorginho tem sido dono e senhor do meio-campo do Chelsea e os recordes a nível do passe têm surgido com naturalidade.

Os tempos mais recentes da carreira de Maurizio Sarri têm contado com a presença constante de um maestro, que acompanhou o treinador italiano do SSC Nápoles para o Chelsea. Jorginho tem sido o principal destaque do clube londrino neste início de época e já é dado por muita da imprensa inglesa como a melhor contratação do último defeso no futebol de Terras de Sua Majestade. A qualidade de passe do internacional italiano tem sido fundamental na construção e implementação do futebol de Sarri nos ‘blues’ e os recordes atrás de recordes do jogador de 26 anos nesse capítulo são prova disso mesmo.

O Chelsea estava a fazer um começo de campeonato perfeito até este fim de semana passado, no qual perdeu os primeiros pontos com o nulo diante do West Ham, mas desse encontro fica o registo de dois recordes batidos por Jorginho. Os 180 passes tentados pelo médio (quase que dá um passe a cada 30 segundos!) corresponderam ao maior número registado na Premier League. Para além disso, o ítalo-brasileiro alcançou também a maior marca de toques na bola durante uma partida feitos por um jogador, com 191. Basta olhar para estes números para perceber a preponderância de Jorginho no futebol praticado pela equipa de Sarri. A manobra ofensiva dos londrinos passa sempre pelos pés do ex-Nápoles e o técnico de 61 anos sabia bem disso quando o levou com ele para Inglaterra.

Pois bem, Sarri pegou no comando técnico do Nápoles em 2015/16 e deu desde logo papel de destaque a Jorginho. No predileto 4-3-3 de Sarri, Jorginho tinha a missão de construir desde trás, funções similares às que Pirlo tinha quando atuava na Juventus, como salientou o jornal inglês ‘Metro’. A controlar o ritmo de jogo, o médio terminou os quatro anos e meio em Nápoles com uma taxa de sucesso no passe de 89 por cento, números que comprovam a confiança que um treinador pode ter no jogador de 26 anos.

“O Jorginho não é um jogador físico, mas sim técnico. A qualidade mais importante que tem é a velocidade de pensamento. Então, ele tem a habilidade de mover a bola muito rapidamente”, foram as palavras ditas por Sarri aquando da contratação de Jorginho. Mas, a verdade é que o internacional italiano esteve muito perto de assinar pelo Manchester City neste verão… só que a relação com Sarri falou mais alto. "Mudar-se para o Chelsea foi uma oportunidade especial. Manchester City? [O negócio] Estava quase feito, mas os clubes não estavam de acordo. Depois o Chelsea perguntou sobre a situação após a chegada de Sarri ao banco e Jorginho foi para Londres", referiu João Santos, empresário de Jorginho, à ‘Radio Kiss Kiss’, no início deste mês.

Titular em todos os oito jogos oficiais realizados pelo Chelsea nesta época, há quem considere Jorginho mesmo a melhor contratação do último defeso em Inglaterra. “Se o Manchester City tivesse conseguido contratar o Jorginho no verão, todos os outros clubes poderiam ter desistido e ido para casa. Não é surpresa que Sarri tenha apelado tanto para trazer o internacional italiano com ele do Nápoles. Jorginho é fundamental para a forma como Sarri quer que a sua equipa joga, então enquanto poderá haver melhores jogadores individualmente na Liga Inglesa esta época, não são muitos aqueles que poderão vir a ser tão importantes [quanto Jorginho]”, escreveu Nick Miller, jornalista inglês da ‘ESPN’.