Grande Futebol
Jogadores portugueses são bem vistos no segundo escalão do futebol inglês
2017-10-03 20:10:00
Diogo Jota (na foto) é um dos vários jogadores lusitanos que têm estado em destaque em Inglaterra

Tendo sido um destino de preferência para os futebolistas portugueses no último ano, o Championship tem, entre as principais jóias da coroa, muito a dever a Portugal. Isto porque nos 100 jogadores da prova com maior valor de mercado para o portal germânico Transfermarkt constam oito portugueses, com seis deles a fazerem parte dos 30 primeiros e três a estarem no top 10.

Conheça os portugueses que têm vindo a conquistar a segunda liga inglesa, uma das mais competitivas do mundo, e saiba como lhes tem corrido 2017/18.

Hélder Costa (1º - 10 milhões de euros)

Depois de vários meses de paragem por lesão, um dos principais jogadores do Wolves regressou ao ativo na última quarta-feira ao entrar em campo para o empate com o Sheffield United. Antes, já havia sido suplente contra o Barnsley FC e, na última jornada, jogou cerca de 50 minutos na goleada imposta pelo Wolves ao Burton Albion (4-0). Ainda assim, e mesmo estando de fora durante a parte inicial da época, o valor de Hélder Costa continua no topo entre os jogadores do Championship para o Transfermarkt.

Rúben Neves (1º - 10 milhões de euros)

Chegou, viu e venceu. O médio de 20 anos, que acompanhou Nuno Espírito Santo na troca do FC Porto pelo Wolves, foi titular em todas as 11 jornadas já disputadas do Championship até ao momento e tem sido essencial na campanha que está a permitir à equipa estar na segunda posição da tabela classificativa. No total, Rúben Neves soma 925 minutos, um golo marcado e três cartões amarelos.

Diogo Jota (7º - 8 milhões de euros)

Uma das grandes figuras do Wolves que está a dar muitas alegrias aos adeptos em 2017/18. Tal como Rúben Neves, foi sempre titular no Wolverhampton WFC para a Liga e marcou seis golos, tendo ainda sido admoestado com dois cartões amarelos durante os 959 minutos que esteve em campo. Faturou no passado sábado, diante do Burton Albion, e figura no top 10 dos mais valiosos do Championship de acordo com o portal alemão.

Ivan Cavaleiro (13º - 7,5 milhões de euros)

Assim como Hélder Costa, Ivan Cavaleiro já fazia parte do plantel do Wolves em 2016/17. Apesar de não estar a ser tão utilizado como Neves ou Jota (soma cerca de metade dos minutos dos dois jovens ex-FC Porto), Cavaleiro joga em praticamente todas as partidas, sendo comum vê-lo a saltar do banco de suplentes. Tem um golo apontado contra o Derby County, na segunda jornada do Championship.

Rui Fonte (23º - 6 milhões de euros)

Ainda jogou pelo SC Braga esta época - marcou golos contra os suecos do AIK, na Liga Europa, e contra o Portimonense, para a Liga Portuguesa - mas foi depois vendido ao Fulham a meio de agosto. Pelos 'cottagers', o irmão de José Fonte tem um golo marcado nos seis jogos realizados. Foi titular em cinco deles e soma 434 minutos, tendo ganho o lugar no ataque. O Fulham, contudo, não está a fazer um arranque tão positivo como o Wolves e ocupa o décimo lugar do campeonato.

Nélson Oliveira (25º - 5 milhões de euros)

Uma posição acima do Fulham, o Norwich City tem contado com um Nélson Oliveira com um golo a cada dois jogos em 2017/18. O avançado internacional português começou a temporada em grande forma e marcou três golos nos primeiros quatro encontros, mas desde então, noutros quatro desafios, apenas faturou uma vez. A última vez que jogou esteve apenas cinco minutos em campo e na última jornada não saiu do banco na vitória no recinto do Reading FC.

Ivo Pinto (59º - 3,5 milhões de euros)

Companheiro de balneário de Nélson Oliveira, Ivo Pinto tem tido vida diferente do avançado. O lateral-direito nem começou a temporada a titular mas, nas mais recentes partidas, tem cumprido os 90 minutos de forma regular e consistente. Tem 698 minutos na Liga (e outros 258 para a Taça da Liga) e viu um cartão amarelo.

Tiago Ilori (59º - 3,5 milhões de euros)

No Reading FC, Tiago Ilori vai saltando entre o banco e a titularidade. A atravessar um período complicado - o clube está na 20ª posição entre 24 equipas - o defesa-central até foi expulso na primeira jornada, contra o Queens Park Rangers. No último jogo, diante do Norwich City de Nélson Oliveira e Ivo Pinto, Tiago Ilori foi convocado mas não chegou a sair do banco de suplentes.

Fora do top 100 dos mais valiosos para o Transfermarkt

Para além dos nomes já referidos, outros quatro portugueses já jogaram no Championship em 2017/18. No Wolves, Roderick Miranda tem 'lugar cativo' no centro da defesa e já ultrapassou os 1000 minutos entre Championship e Taça da Liga. Junta-se a ele Rúben Vinagre, lateral-esquerdo de 18 anos que tem sido opção para Nuno Espírito Santo e até marcou golo na última jornada.

Mais complicada está a época de Filipe Morais. O Bolton Wanderers, onde o médio é opção regular, está na última posição da tabela classificativa. Bem melhor está o Sheffield Wednesday, clube orientado por Carlos Carvalhal e que tem nos quadros Lucas João. Apesar do terceiro lugar, Lucas João jogou apenas três jogos (73 minutos), tendo marcado um golo.