Grande Futebol
Jogadores da seleção chinesa proibidos de exibir tatuagens
2018-03-24 15:30:00
O insólito ocorreu no jogo particular com o País de Gales que a China perdeu por 6-0

A seleção da China, orientada pelo italiano Marcelo Lippi, foi goleada por 6-0 diante a congénere do País de Gales, num torneio organizado pela federação chinesa no qual participam ainda Uruguai e República Checa, a China Cup; Gareth Bale marcou três golos na estreia de Ryan Giggs à frente da seleção galesa; mas é um assunto extrafutebol que está a criar polémica: os jogadores da seleção chinesa foram proibidos de exibir tatuagens em jogos e esconderam-nas na partida com a seleção galesa, ora usando mangas compridas ou ligaduras nos braços.

Mas porque motivo os jogadores chineses esconderam as suas tatuagens? Ninguém se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas segundo relatos da imprensa local a ordem partiu, imagine-se, da entidade que regula os media chineses que no início da semana proibiu as tatuagens em programas de televisão e ordenou, também, que celebridades, como os jogadores de futebol, "sem moral, sem classe, com baixo nível ideológico, indecentes, obscenos ou vulgares" deixem de ser convidados para a televisão, numa tentativa de "combater a cultura hip hop" no país.

Os internacionais chineses não ignoraram esta ameaça e a verdade é que quem tem tatuagens, procurou escondê-las: uns utilizararam as camisolas de mangas compridas, como He Chao (na foto), outros optaram por ligaduras cobrindo os desenhos na pele, como Wei Shihao (ver mais abaixo).

A imprensa mundial criticou a ação e parte dela diz que a preocupação da seleção chinesa não deveria ser com o facto dos jogadores aparecerem com tatuagens, mas sim com a performance nada agradável da equipa, sobretudo o seu péssimo comportamento defensivo diante a formação galesa.

A seleção chinesa joga este domingo com a República Checa, para disputar o terceiro lugar da China Cup, que se realiza em Nanning. O País de Gales está na final e defrontará, esta segunda-feira, o Uruguai, onde joga o sportinguista Coates e o portista Maxi Pereira.

O jogo da China com País de Gales marcou a estreia de Ryan Giggs no comando técnico da seleção galesa, com uma goleada (6-0) frente à China, num jogo de carácter amigável, disputado em Nanning. Porém, foi Gareth Bale quem acabou por ser a figura do encontro ao assinar um hat-trick, ultrapassando Ian Rush como o melhor marcador de sempre da seleção do País de Gales. Desde 2004 que um jogador não marcava três golos num jogo da seleção galesa.