Grande Futebol
"Isto não é estar a gabar mas eu trouxe para o futebol os bloqueios"
2020-03-27 10:15:00
Treinador português lembra ainda que quando a UEFA chamava os "melhores"... "ia sempre"

Jorge Jesus admitiu ser admirador da tecnologia do videoárbitro. O treinador português salienta que o recurso a este meio por parte das equipas de arbitragem permite estar perto da "verdade desportiva".

"Gosto do VAR", admitiu JJ, em entrevista ao canal do Youtube de Zico, lenda do Flamengo e do futebol brasileiro, destacando, porém, que "o VAR tem de ser mudado".

"Uma das coisas que eu terminava, que isso faz a grande diferença, é o VAR ter de qualificar uma jogada na tua área defensiva e tu chegas à grande área do adversário e fazes golo e não é golo porque fizeste lá atrás... isso tem de acabar. Temos de dizer que o VAR só vai ser responsável nas últimas quatro ações que a bola percorre até à situação do golo."

Na conversa, onde também falou do futebol português e de João Félix, Jorge Jesus salientou ainda ser um admirador de basquetebol e explica que foi o responsável pela introdução no futebol dos ditos 'bloqueios'.

"Isto não é estar a gabar mas fomos nós que trouxemos para o futebol aí há 10 anos ou 15 anos os bloqueios. Eu é que trouxe para o futebol os bloqueios. Tirei do basquetebol para o futebol e hoje vês várias equipas do mundo, apesar do VAR agora condicionar. Mas podes fazer na mesma. No basquetebol não há contacto e há bloqueio. No futebol pode haver contacto. É preciso é saber fazer."

O técnico português lembrou ainda que quando treinava na Europa, todas as épocas, a UEFA convidada "os oito melhores treinadores" para irem a uma reunião para falar sobre a evolução do futebol. 

"Eu ia sempre, não é? E nós lá davamos o palpite e eles colocam em prática aquilo que os treinadores dizem."