Grande Futebol
Inter está de volta à Champions, seis anos depois das lágrimas de Cambiasso
2018-05-21 18:30:00
O regresso aos palcos da prova milionária foi alcançado de forma dramática em casa da Lazio

O Inter está de regresso à Liga dos Campeões, seis anos depois da última presença na prova milionária e de uma eliminação dramática diante do Marselha, num jogo resolvido para os franceses nos descontos e que contou com a arbitragem do português Pedro Proença, hoje presidente da Liga. Um final do jogo em que as lágrimas de Cambiasso correram mundo. Campeão europeu em 1964, 1965 e 2010, o Inter junta-se assim a Juventus (campeão), SSC Nápoles e Roma como os quatro representantes italianos na Liga dos Campeões 2018/19.

O jogo da confirmação do regresso dos nerazzurri à elite do futebol europeu foi dramático. À entrada do último quarto de hora o Inter perdia em casa da Lazio, de Nani, por 2-1, Lazio que esteve por duas vezes em vantagem. Mas em três minutos tudo se alterou. Icardi, de penálti, empatou aos 78 minutos, e aos 81' o médio uruguaio Vecino, de cabeça, consumou a reviravolta da equipa de João Cancelo.

"Conseguimos o objetivo. Foi a vitória do grupo. Se vou jogar pelo Inter na Champions? É uma situação que não depende de mim, mas sim da direção do Inter e do Valência", revelou o lateral direito português que foi cedido a título de empréstimo ao clube italiano pelo emblema ché, e que não faz parte das escolhas de Fernando Santos para o Mundial na Rússia.

A última participação dos nerazzurri na prova milionária remonta à temporada 2011/12. Após ter atingido o auge com José Mourinho, quando conquistou o triplete (campeonato, taça e Champions), o Inter viveu momentos de menor fulgor não só a nível interno mas também na Champions League. Em 2010/11, com Leonardo, depois de uma primeira fase complicada com Rafael Benítez, o Inter conseguiu eliminar o Bayern de Munique, mas acabaria por sofrer uma humilhante eliminação para o Schalke 04, com direito a derrota por 5-2 em San Siro, nos quartos de final da prova. Em 2011/12, com Claudio Ranieri, o choro de Esteban Cambiasso é o melhor resumo da eliminação frente ao Olympique Marselha, que se qualificou para os "quartos" com um golo de Brandão nos minutos de compensação.

Desde então ausente, o Inter confirmou este domingo o direito a poder voltar a ouvir o hino da Champions no San Siro. Um regresso, seis anos depois, depois de um caminho a nível interno doloroso para a equipa de Milão, acumulando fracassos na Liga Europa e em tentativas de voltar para a principal competição europeia. No campeonato, desde a última vez que o Inter ficou em zona de Champions, a equipa ficou assim posicionada: 6º lugar (2011/12), 9º (2012/13), 5º (2013/14, apuraram-se as três primeiras classificadas para a Champions), 8º (2014/15), 4º (2015/16, apurararam-se as três primeiras), 7º (2016/17), sendo que esta época (2017/18) classificou-se em quarto lugar, juntando-se a Juventus (campeão), SSC Nápoles e Roma como os quatro representantes italianos na Liga dos Campeões 2018/19.