Grande Futebol
Hélio: "Este último golo pode ser muito importante nas contas finais"
2018-07-19 22:35:00
Portugal perdeu hoje frente à Itália na segunda jornada da fase de grupos do Europeu Sub-19.

Hélio Sousa, selecionador português sub-19, manteve a calma apesar da derrota de Portugal por 3-2 perante a Itália na segunda jornada da fase de grupos do Europeu da categoria que vai sendo disputado na Finlândia. Apesar da derrota, Hélio assegurou que Portugal continua dependente de si mesmo para seguir em frente na competição: "Nestas competições normalmente tudo é decidido na última jornada. Estamos totalmente dependentes de nós. Temos de vencer a Finlândia e não vai ser fácil porque têm sido uma equipa muito forte. Perderam com a Itália 1-0 mas criaram quatro grandes ocasiões de golo e hoje estiveram a vencer por 2-1 a Noruega. Vão criar-nos muitas dificuldades mas tvamos ter todas as condições para vencer esse jogo e se o fizermos estamos na fase seguinte".

Para Hélio, o golo de Domingos Quina, apesar de não ter evitado a derrota, poderá ser fulcral nas contas finais do grupo A: "Estávamos a ser claramente melhores onze contra onze mas, naquele momento, os italianos fizeram uma transição forte, não conseguimos estar melhor posicionados e acabámos por fazer falta. O árbitro acabou por expulsar o nosso jogador. A nossa equipa adaptou-se e continuámos a ser fortes e a criar condições para ganharmos a bola e fazer transições. Também conseguimos criar situações de finalização e evitámos que a Itália criasse grandes problemas até final da primeira paerte. No reatar a Itália acaba por fazer o golo mas conseguimos, novamente, tentar pressionar mais alto, de maneira a que o adversário, mesmo com mais um jogador, fizesse mais erros. Conseguimos aproveitar e igualámos com um esforço e desgaste enormes. Vimos-nos novamente por baixo no marcador mas conseguimos ir buscar este último golo que pode ser muito importante nas contas finais do grupo".

O selecionador português considerou ainda que o resultado mais justo teria sido um empate: "Só tenho de elogiar o nosso grande compromisso e grande qualidade de jogo. praticámos um futebol positivo sempre em busca do melhor resultado. Acho que éramos totalmente merecedores de um empate".