Grande Futebol
Habibou estava preocupado com o colega, mas deixou de estar para marcar um golo
2018-11-12 18:00:00
Uma das histórias mais curiosas desta época.

Aconteceu no campeonato israelita um dos momentos mais peculiares no futebol durante o fim de semana. Num lance em que o mote até poderia ser “o fairplay é uma treta” (sim, a ‘mítica’ expressão de Jorge Jesus…), Habib Habibou virou protagonista e viralizou nas redes sociais. O avançado marcou o golo que deu o triunfo ao Maccabi Petah Tikva sobre o Maccabi Netanya (1-0) e é precisamente esse lance que está nas bocas do mundo. É que Habibou esteve durante um longo período de tempo a pedir assistência para um colega seu dentro da área adversária, mas ninguém colocou a bola fora e quando o esférico chegou aos pés do atacante ele não hesitou, deixou de lado a preocupação e rematou para o fundo das redes.

Para se perceber bem o que aqui se trata, é necessário rever bem o lance. Aos 88 minutos, com o jogo empatado ainda sem qualquer golo, o Maccabi Petah Tivka estava a lançar um ataque pelo corredor direito. Habib Habibou reparou que um colega de equipa estava caído dentro das quatro linhas, mais precisamente dentro da pequena área do adversário e alienou-se da jogada: foi ele próprio tentar assistir o companheiro e não tardou em levantar os braços e fazer gestos a requerer assistência médica, com o intuito de interromperem o jogo.

Agora é que vem a parte peculiar. Como ninguém da sua equipa colocou a bola fora de campo e o árbitro também não interrompeu a partida, o lance prosseguiu e na sequência de o guarda-redes adversário não ter conseguido segurar totalmente a bola, o esférico sobrou para a pequena área e ficou em frente aos pés de Habibou. Ora bem, o avançado da República Centro-Africana, completamente esquecido pela defesa contrária, deixou de lado as preocupações com o colega e rematou certeiro para o fundo das redes, sem direito a festejo pelo meio. Depois do golo, voltou para ajudar o colega, mais uma vez.

A verdade é que esse golo resultou na vitória do Maccabi Petah Tivka e, além disso, colocou a equipa israelita em sexto lugar, a última posição que dá acesso ao play-off para o apuramento do campeão. O próprio Habibou (já passou por clubes como o Leeds United, o RC Lens, o Stade Rennes, o Gent, e Gaziantepspor…) já reagiu à situação, através das redes sociais. “Deus não dorme. Ajuda o teu amigo e ele vai dar-te ainda mais”, escreveu o avançado no Twitter.