Grande Futebol
Há um Rei Arthur no FC Barcelona que já é comparado a Xavi
2018-10-05 18:00:00
A exibição diante o Tottenham para a Liga dos Campeões originou a comparação ousada por parte da imprensa catalã

Há um Rei Arthur no FC Barcelona e já merece comparação ousada com uma referência histórica do clube catalão. A exibição do médio brasileiro na vitória do Barça por 4-2 sobre o Tottenham para a Liga dos Campeões, em noite de estreia no onze titular, encheu os olhos da imprensa catalã, ao ponto de falar-se de uma "reencarnação de Xavi". Os movimentos do ex-Grémio em campo (ver vídeo abaixo) foram disssecados ao pormenor, impressionaram os críticos pela sobriedade de gestos e o "Sport", na edição desta sexta-feira, só endereça elogios ao brasileiro.

"O médio foi um dos protagonistas da noite (...) Arthur fez a sua melhor partida com o Barcelona e fez lembrar Xavi pela tranquilidade e segurança que transmitiu com a bola nos pés (...) mudanças de flanco, passes certeiros e uma visão periférica que remeteram ao mítico camisola 6 do Barça", escreveu o "Sport". Já a Marca diz que Arthur "assombrou" no primeiro jogo de Champions, ao ponto do treinador Ernesto Valverde estar a equacionar deixar Arturo Vidal no banco quando o Barcelona visitar o Valência CF neste domingo.

Arthur devolveu os elogios. "Fico muito feliz que me comparaem com Xavi, sempre o admirei muito. Ele era o construtor do Barça", afirmou o médio de 22 anos que vingou no Grémio, o clube onde sempre jogou, ao serviço do qual conquistou a Libertadores em 2017, tensi sido considerado o MVP da final, antes de vir para a Europa e para o clube catalão.

E no entanto a referência de Arthur é...Iniesta, como o próprio jogador já revelou em várias entrevistas - não é por acaso que no FC Barcelona enverga a camisola 8. "Iniesta é um dos meus ídolos, uma referência no futebol. Acho que é um sonho um dia poder jogar ao lado dele, mas quero chegar ao patamar dele. Vou tentar provar que tenho capacidade para isso". Mas a imprensa catalã insiste que Arthur é uma versão brasileira do atual jogador do Al Sadd, treinado pelo português Jesualdo Ferreira. "A forma como ele conduz a bola e decide no momento do passe é muito parecida com a de Xavi".

A exibição de Arthur mereceu elogios também de Craig Bellamy, ex-avançado do Liverpool FC e Manchester City que não tem dúvidas de que o médio brasileiro "nasceu para jogar no Barcelona", disse Bellamy à Sky Spots. No Brasil, a rápida ascensão de Arthur virou "febre" nas redes sociais. "Esse Arthur"... virou Trending Topic no Twitter e a chegada à seleção brasileira foi mais um passo de Rei Arthur como é apelidado pelos adeptos. Em Barcelona, começam a aperceber-se disso.