Grande Futebol
Há 10 anos que a Premier League não metia tantos clubes nos quartos da Champions
2019-03-14 10:30:00
Metade das equipas nos quartos de final são britânicas

A Liga dos Campeões entra na fase decisiva e restam oito equipas que ainda podem sonhar com a conquista do troféu. Metade delas são britânicas, num cenário que não era visto há 10 anos.

Com a Liga dos milhões a chegar à fase do tudo ou nada, Manchester continua no mapa europeu do futebol e coloca United e City, tal como Liverpool e Londres com o Tottenham.

Espanha, que tem sido o grande dominador, nos últimos anos, de conquistas na Liga dos Campeões, tem apenas um representante - os catalães. Já a Holanda estará representada pelo Ajax de Amesterdão.

De Itália chega a Juventus de Cristiano Ronaldo e Portugal faz-se representar com o FC Porto.

Ora, para se encontrar uns quartos de final da Liga milionária em que metade dos representantes eram ingleses é necessário recuar à época 2008/09, quando Manchester United, Arsenal, Chelsea e Liverpool lá marcaram presença, tal como na época 2007/08 onde estas mesmas equipas chegaram a igual patamar da prova.

Na última temporada, por exemplo, de terras de Sua Majestade estavam duas equipas nos quartos de final mas ambas cruzaram-se nessa fase da prova e uma delas, o City, foi eliminado pelo Liverpool, que haveria de chegar à final (perdida para o Real Madrid).

Em relação a países presentes nesta época 2018/19 nos quartos de final da Champions, bem se pode dizer que o mapa europeu aparece mais preenchido do que na última época. Em 2017/18 estavam representadas quatro nações (Espanha, Itália, Inglaterra e Alemanha).

Na época 2016/17 eram, tal como agora, cinco os países representados nos quartos de final da Liga dos milhões (Itália, Espanha, Alemanha, França e Inglaterra). Deste lote caem França e Alemanha que dão lugar a Portugal e Holanda.

Sê o primeiro a comentar: