Grande Futebol
Gonçalo Guedes, da cidade luz para brilhar em Valência (Vídeo)
2017-10-22 11:00:00
O português que não tinha espaço no Paris Saint-Germain vai conquistando Valência com exibições de encher o olho

Gonçalo Guedes abriu, com um golaço, a goleada (4-0) com que o Valência CF brindou o Sevilha FC. Mas o português, emprestado pelo Paris Saint-Germain ao clube Ché, não ficou por aqui. Assistiu Santi Mina para o terceiro e aproveitou os minutos de compensação para voltar a deixar o seu nome na lista de marcadores. Guedes está em grande numa equipa que segue na segunda posição do campeonato espanhol à frente de Real Madrid e Atlético Madrid.

“Penso que o PSG pagou 30 milhões de euros por ele… Emery ajudou-nos e é uma sorte ter Guedes na equipa.” Foi assim que reagiu o treinador do Valência CF, Marcelino Toral, depois da vitória da sua equipa por 6-3 diante do Betis, na semana passada, onde Gonçalo Guedes brilhou com mais um golo de levantar o estádio e, espante-se, com quatro assistências.

Depois de seis meses serviço do Paris Saint-Germain onde poucas vezes foi utilizado, Guedes viu o seu espaço ainda mais reduzido com as chegadas de jogadores como Neymar e Mbappé durante a janela de transferência de verão. Para o português só havia um caminho: a saída. A questão que se colocava de seguida era: para onde? Pois bem. Jorge Mendes escolheu o Valência, o que para o jovem jogador português, parece ter sido a decisão mais acertada.

A mudança para o clube valenciano acarretava algum risco. O clube atravessa, desportivamente, momentos complicados. O entra e sai de jogadores tem sido uma constante nos últimos anos e a instabilidade a nível da liderança técnica uma realidade que aparenta ter encontrado em Marcelino Toral uma trégua. Até ver. Os resultados desta época convencem.

Melhor do que o Valência CF, na presente edição da Liga Espanhola, apenas o FC Barcelona. A equipa de Marcelino soma 21 pontos, contra os 25 da equipa orientada por Ernesto Valverde, ao fim de nove jornadas e já marcou 25 golos, outra vez, apenas o Barça marcou mais do que a equipa valenciana.

O jogo deste sábado confirmou o bom momento do conjunto onde atua o português que mais uma vez esteve em plano de destaque. Marcou em duas ocasiões e deu a marcar. “O Valência de Marcelino bateu o Sevilha FC no contra-ataque, aí teve mais sucesso e acima de tudo, teve Guedes O Valência tem alguns jogadores notáveis, mas nenhum se destacou como o camisola 7”, escreveu o “Super Deporte” depois da partida que terminou com a vitória valenciana por 4-0.

Depois de ter realizado uma exibição de encher o olho diante do Betis, na semana passada, numa partida ganha pelo Valência por 6-3 e onde o português se destacou com um golo e quatro assistências, este fim-de-semana foi a vez de o Sevilha FC experimentar o momento de forma de Gonçalo Guedes. O jovem brindou os espectadores no Mestalla com mais dois golos (um deles na execução de um remate de fora da área) e uma assistência. Imparável, dizemos nós e diz Marcelino Toral que já agradeceu a Emery o facto de o ter aconselhado ao clube espanhol.

Quem vai esfregando as mãos de contente com esta mudança de Gonçalo Guedes é Fernando Santos. O bom momento de forma do jovem atacante é, sem dúvida alguma, uma boa dor de cabeça para o selecionador nacional, que, aliás, chamou Guedes para os últimos compromissos da equipa das quinas, decisivos na caminhada para o Mundia’2018 na Rússia.

Assista ao resumo da vitória do Valência CF sobre o Sevilha FC onde Gonçalo Guedes se destacou com dois golos e uma assistência.