Grande Futebol
Golo português e derrota surpreendente do Galatasaray em destaque na Liga Europa
2017-07-13 23:40:00
João Pedro faturou no triunfo do Apollon por 3-0 frente ao Azaria Balti, enquanto os turcos perderam com o Östersunds FK

Realizaram esta quinta-feira 32 encontros referentes à primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Europa, numa jornada que contou com seis jogadores portugueses em ação e ainda um treinador. Um deles destacou-se dos demais. João Pedro apontou um dos golos do triunfo por 3-0 do Apollon. No entanto, o resultado de maior surpresa da noite foi a derrota do Galatasaray por 2-0 na Suécia, no terreno do Östersunds FK.

A poderosa equipa turca viu Ghoddos adiantar a equipa da casa, já aos 68 minutos. O segundo golo nórdico surgiu no segundo minutos de compensação, por intermédio de Hopcutt. Nem a entrada em campo do reforço Bafetimbi Gomis ou de Gumus, atacante que foi apontado ao Benfica, valeram ao Galatasaray, que na segunda mão terá de tentar inverter este resultado negativo.

Melhor estiveram os cipriotas do Apollon, onde o extremo português João Pedro, de 31 anos, fechou o triunfo por 3-0 frente ao Zaria Balti, da Moldávia. O ex-Boavista Schembri foi o autor do primeiro golo do encontro, assim como também fez a assistência para o único golo português da noite, num encontro que teve ainda Bruno Vale na baliza do Apollon.

Outra equipa cipriota em ação foi o AEL Limassol do técnico português Bruno Baltazar e que contou com o português Mesca - irmão de Bruma – em campo durante 80 minutos. Arrabuena, aos 66 minutos, após passe do angolano Marco Airosa, fez o golo do triunfo ao AEL no terreno do Progrès Niederkorn, equipa que na primeira pré-eliminatória causou surpresa ao eliminar o Rangers, de Pedro Caixinha, e que também contou com um português no onze: David Soares foi titular e saiu aos 76 minutos.

Por fim, o avançado Carlos Fonseca atuou os 90 minutos no empate caseiro dos cazaques do Irtysh Pavlodar frente aos sérvios do Estrela Vermelha (1-1). Já Rui Pedro, avançado de 29 anos ex-Académica, entrou ao intervalo, mas não foi capaz de evitar a derrota caseiro dos húngaros do Ferencváros frente aos dinamarqueses do Midtjylland, por 4-2.

Resultados desta quinta-feira:

Aberdeen FC 1-1 Siroki Brijeg
SR Altach 1-1 Dínamo Brest 
Apollon Limassol 3-0 Zaria Balti
Astra Giurgiu 3-1 Zira
Beitar Jerusalém 1-1 Botev Plovdiv
Brondby 2-0 VPS Vaasa
Cork City 0-1 AEK Larnaca
Ferencváros 2-4 Midtjylland
Gabala 1-1 Jagiellonia 
Hajduk Split 1-0 Levski Sofia
F Haugesund 3-2 Lech Poznan
Irtysh Pavlodar 1-1 Estrela Vermelha 
Kairat Almaty 1-1 Skenderbeu
Kalju 0-3 Videoton
Liepaja 0-2 Suduva
Maccabi Telavive 3-1 KR Reiquejavique
Norrköping 2-1 Trakai
NK Osijek 2-0 FC Lucerna
Östersunds FK 2-0 Galatasaray
Panionios 2-0 Gorica
Progrès Niederkorn 0-1 AEL Limassol  
Slovan Bratislava 0-1 Lyngby
Rabotnicki 1-1 Dínamo Minsk
Ruzomberok 0-1 Brann
Shamrock Rovers 1-3 Mlada Boleslav
Shkendija 3-1 HJK Helsínquia
Sturm Graz 0-1 Mladost Podgorica
Trencín 1-1 Bnei Yehuda Telavive
FC Vaduz 0-1 Odd
Valletta FC 0-0 FC Utrecht
Valur Reiquejavique 1-2 Domzale
Zeljeznicar 0-0 AIK

Realizado na quarta-feira:

Inter Baku 1-0 Fola Esch