Grande Futebol
Golo caído do céu deixa SC Braga a um passo do apuramento
2017-11-02 21:05:00
Equipa de Abel realizou uma péssima primeira parte, melhorou na segunda e empatou perto do final

A situação estava complicada para o SC Braga, mas Fransérgio apareceu aos 83' para, de cabeça, faturar o golo que deu o empate (1-1) aos guerreiros do Minho na casa do Ludogorets, equipa que foi ao recinto bracarense vencer e, esta quinta-feira, voltou a ser melhor. Agora, a qualificação para a fase a eliminar está a um passo.

A primeira parte dos minhotos foi sofrível. A estratégia orquestrada por Abel, que não esteve no banco de suplentes por estar castigado, não resultou e o Ludogorets fez o que quis do meio-campo do SC Braga. O quarteto formado por Marcelinho, Misidijan, Wanderson e Lukoki representava o terror para a defesa visitante e, com o tempo, o perigo criado pelos búlgaros foi aumentando. Aos 25', Lukoki marcou mesmo depois de passe de Natanael, mas a jogada foi anulada por fora-de-jogo.

Durante alguns minutos, o SC Braga parecia ter aprendido a controlar o Ludogorets depois do ímpeto inicial das águias verdes, mas era engano; a equipa de Dimitar Dimitrov voltou a estar por cima num ápice e teve alguns lances de perigo no final do primeiro tempo. Matheus teve mesmo de se aplicar quando Misidjan atirou com muita força a cerca de cinco minutos do intervalo. O descanso chegou no momento certo para a equipa do Minho, que não estava, nem de longe nem de perto, a conseguir ameaçar a baliza de Jorge Broun.

Os 15 minutos no balneário foram importantes para o SC Braga, que voltou com uma personalidade completamente diferente, aparecendo mais agressivo, mais dinâmico e com maior critério na hora do passe. Logo na primeira investida, aos 46', Xadas ganhou uma falta a centímetros da grande área e, na conversão, Danilo rematou com a bola a passar perto da baliza do Ludogorets. Foi a melhor oportunidade do SC Braga até esse momento. Xadas também tentou a sua sorte, aos 48', com um cruzamento/remate, mas Broun mostrou estar atento.

O momento do importante golo de Fransérgio (Vassil Donev/EPA)

Mas o Ludogorets conseguiu fazer com sucesso aquilo em que os visitantes falharam na primeira metade e pararam o entusiasmo do SC Braga a seguir ao intervalo, passando até para a frente do marcador quando Wanderson obrigou Matheus a uma defesa de elevada dificuldade mas Marcelinho estava sozinho e solto de marcação quando avançou para a recarga. Só teve de encostar com o pé esquerdo para o fundo das redes e colocar o Ludogorets em vantagem.

Sem esboçar uma reação, o SC Braga quase parecia conformado com a derrota. Apesar das entradas de Ricardo Horta, Fransérgio e Hassan, a equipa arsenalista não estava a ser ameaçadora para a baliza búlgara, o que tornou o golo do antigo médio do Marítimo um 'milagre' ainda maior. Estávamos nos últimos dez minutos quando Paulinho, num cruzamento teleguiado com o pé esquerdo, ofereceu o golo à cabeça de Fransérgio, tendo esta gostado muito do presente. 1-1 e divisão de pontos, ou seja, um resultado bastante agradável para o jogo que o SC Braga conseguiu fazer em Razgrad.

Com este resultado, o SC Braga mantém a segunda posição do grupo, beneficiando do empate entre TSG Hoffenheim e Istambul Basaksehir (1-1). A qualificação para os 16-avos de final pode ficar garantida já na próxima jornada e nem tem de ser obrigatório vencer os alemães em Braga, pois o empate pode chegar caso o Ludogorets derrote os turcos. Abel tem a fase a eliminar à vista e não o conseguir seria um fracasso se tivermos em conta a atual classificação do grupo.