Grande Futebol
França aflita para vencer Austrália no primeiro VAR da história dos Mundiais
2018-06-16 13:25:00
O primeiro golo francês nasce de penálti descoberto pelo vídeo-árbitro com português ao barulho

A França venceu a Austrália por 2-1 numa partida marcada pelo equilíbrio e pela intervenção do VAR pela primeira vez num Campeonato do Mundo. De recordar que o árbitro português Tiago martins era um dos vídeo-árbitros desta partida.

O encontro a contar para a primeira jornada do grupo C do Mundial marcou a estreia de franceses e australianos na competição. A equipa de Deschamps teve muitas dificuldade em explanar o seu jogo permitindo à seleção australiana que impusesse o seu estilo mais aguerrido.

Os golos surgiram apenas na segunda parte. O primeiro tem na sua génese a primeira decisão revertida pelo vídeo-árbitro de sempre num Campeonato do Mundo. Estavam decorridos 58 minutos quando o árbitro uruguaio Andrés Cunha apontou para a marca do pontapé de penálti depois de consultar as imagens do VAR.

Antoine Griezmann foi chamado a converter e marcou o primeiro golo da França no Rússia 2018 colocando os gauleses em vantagem. No entanto, a Austrália respondeu logo de seguida e, apenas quatro minutos após o golo de Griezmann, Mile Jedinak - também na conversão de um pontapé de penálti, por mão na bola de Umtiti - igualou o marcador.

O 2-1 para a França surgiu a dez minutos dos 90 quando Paul Pogba, a meias com o defensor australiano, fez um chapéu a Ryan, com a bola a bater na barra antes de entrar. Os australianos reclamaram, mas a tecnologia de linha de golo confirmou o golo dos franceses.

Resultados - Grupo C
França-Austrália, 2-1
Peru-Dinamarca (17h)

Classificação
1.º França, 3 pontos/1 jogo
2.º Dinamarca, 0/0
3.º Peru, 0/0
4.º Austrália, 0/1