Grande Futebol
Football Manager 2018: os putos-maravilha a ter debaixo de olho
Sérgio Cavaleiro
2017-11-14 17:00:00
O Bancada diz-lhe quem são os wonderkids, portugueses e estrangeiros, que vai ter de seguir de perto

Wonderkids! Quem nunca perguntou por uma lista deles? Pois bem. No artigo do Bancada desta terça-feira sobre a nova versão da saga Football Manager decidimos mostrar-lhe uma lista de jovens jogadores cujo potencial faz deles as grandes promessas do futebol mundial (e virtual). Mas não pense que lhe entregamos o futuro, assim, de mão beijada. Terá de usar a renovada área de Scouting para conseguir avaliar da melhor forma os diamantes que tem ao seu dispor.

Optámos por deixar de lado jogadores como o guarda-redes fenómeno, de 18 anos, do Milan, Gianluigi Donnarumma ou o predestinado Kylian Mbappé que se transferiu do AS Mónaco para o Paris Saint-Germain por 180 milhões de euros. O que nos move aqui é o desconhecido. Encontrar a matéria prima em bruto e, com mestria e paciência, formar os futuros Bolas de Ouro do mundo virtual. Aquele a que nos habituámos a visitar ano após ano.

Vamos abrir o jogo consigo. A aproximação à realidade, tão característica deste simulador de futebol, subiu um patamar com a versão Football Manager 2018. Por isso não se queixe caso algum dos jogadores, que aqui lhe vamos indicar, não passe de uma promessa não confirmada, ou se quiser…de um grande flop. A questão é a seguinte: vai ter de confiar nas qualificações do seu departamento de Scouting.

É aqui que surge uma das evoluções relativamente à versão anterior. Numa tentativa de replicar o processo do mundo real, o FM 18 apresenta uma série de novas funcionalidades na área do Scouting. A base de analistas de dados que vem da versão anterior, tem na presente edição, um papel mais importante no sucesso da procura de jogadores aumentando exponencialmente o radar. Para isso surge a nova possibilidade de contruir infraestruturas para o departamento de prospeção.

Ora bem. Seguimos ao que interessa: os jogadores. Vamos, numa primeira lista, apresentar um conjunto de jogadores portugueses que convém manter debaixo de olho. São jovens, baratos e de enorme potencial:

 

Nota: deixámos de fora jovens jogadores que já jogaram na equipa principal como é o caso de Diogo Dalot do FC Porto.

Depois de escalpelizado o produto em bruto entre portas, partimos à procura de jovens promessas estrangeiras. Aconselhamos que dê condições ao seu departamento de prospeção para que a avaliação feita a estes putos-maravilha seja a mais adequada. Não fique para trás. Corre o risco de ver os seus rivais a rirem-se na sua cara, caso encontrem estas pérolas primeiro que você lhes ponha os olhos em cima.

 

Sê o primeiro a comentar: