Grande Futebol
Fez-se história: uma mulher narrou um jogo do Mundial na televisão brasileira
2018-06-15 18:20:00
A jornalista venceu um concurso e teve a oportunidade de ser a voz da 'Fox Sports' no primeiro jogo da prova

Fez-se história esta quinta-feira assim que foi dado o apito inicial do Rússia-Arábia Saudita, o jogo inaugural do Mundial 2018. E não teve nada a ver com a goleada imposta pelos anfitriões aos visitantes, mas sim com a narração desse encontro na 'Fox Sports', canal brasileiro que transmitiu o jogo. Tudo porque a narração esteve a cargo de Isabelly Morais, que se tornou, assim, na primeira mulher a narrar um jogo do Mundial na televisão brasileira.

Natural de Itamarandiba, Isabelly tem 20 anos e começou a acompanhar futebol ainda em criança. Influenciada pelo avô, grande adepto do Brasileirão, entrava nas conversas sobre futebol que os homens em seu redor tinham, iniciando dessa forma uma paixão que durou até aos dias de hoje. Jornalista da Rádio Inconfidência, começou a ganhar relevância depois de começar a narrar alguns jogos em Minas Gerais.

A oportunidade de narrar a partida entre a Rússia e a Arábia Saudita surgiu graças ao concurso "Narra Quem Sabe" que a 'Fox Sports' promoveu. Isabelly foi uma das três vencedoras e tornou-se, dessa forma, a primeira mulher a dar voz a um jogo do Mundial na televisão brasileira. Renata Silveira, uma das outras duas vencedoras (Manuela Avena foi a terceira a conquistar o prémio), narrou um jogo do Campeonato do Mundo de 2014 para a Rádio Globo, tornando-se a primeira mulher a fazê-lo nas rádios brasileiras. No final do jogo, onde teve o prazer de narrar cinco golos russos, Isabelly estava claramente satisfeita. "Foi uma experiência incrível e está só a começar. Narrei o meu primeiro jogo de Mundial e estou muito feliz pelas mensagens e pela repercussão. Uma bela estreia da Rússia contra a Arábia Saudita, uma mão de golos narrados e um horizonte na narração de mulheres", escreveu Isabelly no Twitter.

Assim que começou a entrar no mundo das narrações de jogos de futebol, Isabelly ganhou atenção por parte da restante comunicação social e aproveitou para explicar que não é nada fácil uma mulher conseguir entrar num meio maioritariamente masculino. Prova disso é o facto de que, em 2018, ainda nenhuma pessoa do sexo masculino tinha narrado um jogo de futebol na televisão do Brasil. "Há muito machismo no futebol, isso não pode ser mascarado nem deixado de lado. O futebol é um ambiente muito machista. As mulheres que trabalham com jornalismo desportivo têm de saber isso", dise Isabelly ao 'Portal Uai' em novembro do ano passado. Agora é a vez de Manuela Avena e Renata Silveira narrarem jogos do Mundial na 'Fox Sports'.